Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, realizaram o monitoramento da qualidade da água das fontes naturais do município de Caçador.
Foram monitoradas as fontes do Rancho Fundo, Municípios e Gioppo. A atividade de extensão e pesquisa, integra a disciplina de Educação e Análise Ambiental e Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP)
Para compor as análises realizou-se a aferição dos parâmetros de pH, temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, alcalinidade, dureza, cloro residual, amônia, nitrito, nitrato, coliformes totais e coliformes termotolerantes (Escherichia coli).
O estudo mostrou que as fontes naturais de água do município não apresentam as características de potabilidade, mediante os resultados avistados, visto que o parâmetro de coliformes totais, coliformes termotolerantes, amônia e nitrato foram superiores ao determinado pela legislação sanitária vigente (Portaria GM/MS n° 888/2021).
A legislação determina a ausência dos microrganismos em 100 ml das amostras e foram avistados valores superiores a 1.100,00 NMP/100ml em todas as amostras analisadas para Escherichia coli.
Estudo mostra que águas de fontes naturais não estão potáveis
Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, realizaram o monitoramento da qualidade da água das fontes naturais do município de Caçador