Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
InícioEducaçãoEstudo mostra que águas de fontes naturais não estão potáveis

Estudo mostra que águas de fontes naturais não estão potáveis

Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, realizaram o monitoramento da qualidade da água das fontes naturais do município de Caçador

Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, realizaram o monitoramento da qualidade da água das fontes naturais do município de Caçador.
Foram monitoradas as fontes do Rancho Fundo, Municípios e Gioppo. A atividade de extensão e pesquisa, integra a disciplina de Educação e Análise Ambiental e Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP)
Para compor as análises realizou-se a aferição dos parâmetros de pH, temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, alcalinidade, dureza, cloro residual, amônia, nitrito, nitrato, coliformes totais e coliformes termotolerantes (Escherichia coli).
O estudo mostrou que as fontes naturais de água do município não apresentam as características de potabilidade, mediante os resultados avistados, visto que o parâmetro de coliformes totais, coliformes termotolerantes, amônia e nitrato foram superiores ao determinado pela legislação sanitária vigente (Portaria GM/MS n° 888/2021).
A legislação determina a ausência dos microrganismos em 100 ml das amostras e foram avistados valores superiores a 1.100,00 NMP/100ml em todas as amostras analisadas para Escherichia coli.

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também