Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
InícioEducaçãoCapacitação Docente da UNIARP discute deficiências e inclusão no ensino superior

Capacitação Docente da UNIARP discute deficiências e inclusão no ensino superior

A palestra de abertura discutiu o tema: “(D)eficiências e inclusão no ensino superior” e foi ministrada pela psicóloga Dra. Renata de Souza Zamo

A UNIARP realizou dia 05 de fevereiro a abertura da Semana de Capacitação Docente. A palestra de abertura discutiu o tema: “(D)eficiências e inclusão no ensino superior” e foi ministrada pela psicóloga Dra. Renata de Souza Zamo.

Na palestra, Dra. Renata destacou que o professor universitário não pode perder de vista que, antes de tudo, tem de ser um educador e portanto, comprometido com os processos de aprendizagem. “Os educadores devem perceber que cada um dos educandos tem características e necessidades próprias, que os estudantes são diferentes e devem assim ser vistos”, explica. De acordo com a especialista cada estudante, atendido em sua necessidade de aprender, retribui com esforço e dedicação.

O tema é de grande relevância na Universidade e sua discussão tem o objetivo de melhorar cada vez mais o processo de inclusão. No evento, a professora e psicopedagoga, Cleide Alves, apresentou os dados de atendimentos realizados pelo Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAD), da UNIARP.

Foram 75 pessoas atendidas em 2023. São acadêmicos que contam com equipe e estrutura de apoio para realizar o sonho da graduação. São atendidos casos de deficiência intelectual, auditiva, visual, física, deficiência múltipla, paralisia cerebral, autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, epilepsia, esquizofrenia, entre outros.

O reitor Dr. Neoberto Balestrin enfatiza que na UNIARP, a educação é uma prática social, que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e de suas competências. “Entendemos que para ser inclusiva, não basta que a Universidade coloque na mesma sala de aula estudantes com e sem deficiência. É preciso que se forneça todo o aparato necessário para igualdade de acesso e permanência, dando oportunidade a todos os estudantes de desenvolverem suas potencialidades. Contamos com uma excelente equipe e toda a dedicação dos nossos professores e colaboradores técnico-administrativos para este objetivo”, frisa.

A semana de capacitação prossegue durante a semana com as reuniões de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e colegiados, no bloco B, nas salas determinadas para cada curso. Na quarta-feira (07), acontece no Teatro, a palestra: “Educação por competência no Ensino Superior: desafios da avaliação”, que será ministrada pelo Dr. Paulo Wollinger.

A sala de autoridades da abertura do evento teve a presença do reitor Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, Vitor Hugo Baseggio, vice-presidente da Uniarp, no ato representando o presidente, Moacir Salamoni, Claudinei Bertotto, vice-reitor de Administração e Planejamento, Almir Granemann dos Reis, pró-reitor do campus universitário de Fraiburgo e a professora mestre Talize Foppa, coordenadora geral de graduação.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também