Hoje é quarta-feira, 19 de junho de 2024
InícioEducaçãoUNIARP e Bombeiros Voluntários realizam simulação realística de atendimento pré-hospitalar

UNIARP e Bombeiros Voluntários realizam simulação realística de atendimento pré-hospitalar

A atividade foi organizada pelos Bombeiros Voluntários de Caçador e pelas professoras da unidade curricular IESC Reflexão e Campo: Gabriela Rocha e Ana Paula G Pinculini, do curso de Medicina

Dia 10 de novembro, acadêmicos da 7ª fase do curso de Medicina da UNIARP, participaram de uma simulação realística de atendimento pré-hospitalar. A atividade foi organizada pelos Bombeiros Voluntários de Caçador e pelas professoras da unidade curricular IESC Reflexão e Campo: Gabriela Rocha e Ana Paula G Pinculini, do curso de Medicina.

O objetivo da simulação foi proporcionar aos estudantes uma experiência próxima da realidade, onde eles puderam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais necessárias para o atendimento de emergências. A simulação teve um cenário de acidentes mais comuns nas ocorrências.

Os acadêmicos foram divididos em grupos e cada grupo assumiu o papel de equipe de resgate. Eles tiveram que avaliar a cena, identificar os riscos, solicitar apoio, abordar as vítimas, realizar os procedimentos de suporte básico de vida, imobilização, extração e transporte. As vítimas foram representadas por atores, que simulavam sinais vitais, sangramentos, fraturas e outras lesões.

A atividade de simulação realística de atendimento pré-hospitalar foi uma oportunidade de aprendizagem significativa para os acadêmicos de medicina, que puderam vivenciar situações desafiadoras e complexas, que exigem rapidez, precisão e trabalho em equipe.

A simulação também permitiu aos estudantes receberem feedbacks dos bombeiros voluntários, que apontaram os pontos fortes e as áreas de melhorias. Além disso, a atividade fortaleceu a parceria entre a Uniarp e os Bombeiros Voluntários de Caçador, que contribuem para a formação dos futuros médicos da região.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também