Hoje é segunda-feira, 15 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaMDB vai recorrer à pesquisa; Jorge Tadeu no PL; luto no PSDB...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

MDB vai recorrer à pesquisa; Jorge Tadeu no PL; luto no PSDB e outras notas

Ao que parece a ideia das prévias era só uma cortina de fumaça e uma pesquisa eleitoral será a baliza para o MDB escolher seu candidato a prefeito em Caçador; veja também sobre as especulações no PP, luto no PSDB e outras notas

MDB vai recorrer à pesquisa

Não passou de uma cortina de fumaça a informação divulgada ainda no final do ano passado pelo MDB de que seu candidato a prefeito seria escolhido através de prévias em Caçador. A verdade é que a escolha será balizada por uma pesquisa política.

A informação foi confirmada na semana passada a este colunista pelo presidente, Johny Marcos. O levantamento deve ser realizado nos próximos dias e tem o objetivo de avaliar cenários e testar a popularidade dos pré-candidatos a prefeito: além de Johny, o empresário Carlos Kreuz, o ex-prefeito Imar Rocha e o vereador Márcio JF.

Quem curtiu a ideia das prévias, quando foi sugerida pela direção partidária, foi o ex-prefeito Imar. Esta possibilidade trouxe o experiente político para o jogo. Há nos bastidores a sensação de que com as prévias Imar poderia ter vantagem.

Agora com a pesquisa o cenário é outro. Com base em outros levantamentos extraoficiais que vi, tenho pra dizer que o vereador Márcio JF deve levar vantagem.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Especulações

Os bastidores da política caçadorense borbulham com a indefinição dos nomes que disputarão contra o prefeito Alencar Mendes (PL). Há especulações para todos os gostos. A mais forte busca minar a candidatura a prefeito do presidente da Câmara, Itacir Fiorese, o Fically, pelo PP. Projeta-se vários cenários, mas o mais especulado coloca Fically como vice em uma chapa encabeçada pelo MDB.

Só boatos

Para buscar saber o que é verdade e o que é boataria, falei com o presidente do PP, Alexandre Braggio. Ele garantiu que o comando partidário progressista não trabalha atualmente com outro cenário que não a candidatura de Fically. Detalhe inclusive que na quinta-feira (29) da semana passada esteve em Caçador, André Callai, que é o chefe de gabinete do deputado Altair Silva. Ao lado de lideranças do partido ele fez uma visita à Fically para atualizar as movimentações.

Braggio explica que o partido está focado em preparar o time para a disputa. “Candidatura a prefeito vamos ter o Fically. Ele é o mais conhecido, o nome dele está fortalecido”, garante. Braggio admite que existiram conversas com o MDB, PDT e União Brasil, mas o partido não abre mão da cabeça de chapa. “Só não conversamos ainda com o PT e com o Alencar, que tem o grupo dele e não concordamos com algumas coisas, mas não fechamos porta para ninguém”, conclui o presidente.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Jorge Tadeu no PL

Se falarem em Caçador o nome Adelmo Carlin de Freitas é possível que poucos conheçam. Mas se pedirem pelo Jorge Tadeu, não se tem dúvidas que uma grande maioria sabe quem é. Pois então, o fotógrafo mais famoso da cidade resolveu entrar de corpo e alma na política partidária. Atendeu convite do prefeito Alencar Mendes e assinou, nesta semana, ficha no Partido Liberal.

Jorge Tadeu estava se sentido desprestigiado no grupo político em que estava e tinha convite de vários partidos para assinar ficha, como o PSD, o União Brasil e até o PT. Acabou atendendo o convite de velhos parceiros e amigos e escolheu o PL. Ingressa no partido como um nome que poderá disputar as eleições como vereador.

Prefeito Alencar Mendes com a ficha de filiação do fotógrafo Jorge Tadeu

Pré-candidato?

Desejo todo sucesso do mundo ao amigo Jorge Tadeu, caso realmente decida por ter seu nome – mesmo que fictício – e foto na urna em outubro. Tadeu foi um dos meus principais escudeiros e porque não dizer professor, quando iniciei no jornalismo, lá pelos passados anos de 1997, na extinta Folha da Cidade.

Sempre dizia que as notícias chegavam aos ouvidos do Tadeu muito antes de chegar à Redação do jornal. Quando precisava de uma fonte para falar de qualquer assunto, Tadeu sempre tirava um nome do bolso. Era o fotojornalista perfeito para qualquer pauta: todo mundo o conhecia e uma incursão fosse onde fosse à cidade ou fora dela era um divertimento.

Desde àquela época seu nome é especulado para ser testado nas urnas. À época não foi possível, o chefe era vereador, o igualmente amigo Telmo Silva. Agora os tempos são outros. Se decidir disputar, boa sorte Tadeu!

Na ExpoVideira

Uma verdadeira comitiva Caçadorense esteve semana passada prestigiando a ExpoVideira na cidade vizinha. Lideranças como o deputado federal, Valdir Cobalchini, o vice-presidente da Fiesc, Gilberto Seleme e o prefeito Alencar Mendes (PL) estiveram por lá. Por falar em Alencar, até parece que é prefeito há muitos anos, dada sua desenvoltura e o conhecimento da sua figura por parte das pessoas.  Cada dia mais prefeito e mais solto no cargo.

Lideranças caçadorenses na festa em Videira

Recursos para Videira

Por falar na ExpoVideira, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) não foi até a festa de aniversário dos videirenses de mãos abanando. Aproveitou pra entregar uma emenda de R$ 1 milhão ao prefeito Dorival Borga (PL). Essa foi mais uma retribuição de tantas outras que o deputado faz especialmente em agradecimento a parceria com o empresariado da cidade, bem como ao prefeito Borga, que hoje é tratado como um grande amigo. Relações de amizade essas que ajudaram Cobalchini superar a dificuldade que candidatos de Caçador sempre tiveram em fazer votos em Videira. Na eleição passada ele anotou em Videira 3.313 votos (12,73%). Nada mais justo que agora retribuir com recursos e gestos políticos.

Deputado Cobalchini entregando emenda para Videira

Secretário

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck estará em Caçador no próximo dia 11 de março. Às 18h30min ele será recepcionado na Associação Empresarial de Caçador – ACIC. Após falar com a imprensa ele participa de uma reunião com empresários e comunidade no auditório da ACIC.

Luto no PSDB

Recentemente divulguei que o experiente dirigente partidário, Ângelo Leite, com envolvimento com a política caçadorense de mais de 30 anos, apresentou em recente reunião do PSDB um ofício se colocando na condição de pré-candidato a compor como vice na chapa do prefeito Alencar Mendes (PL).

Ângelo, ao mesmo tempo em que tinha em suas veias a política pulsando como nunca, também se encontrava enfermo e com internação hospitalar, com sérios problemas renais.

Ele acabou não resistindo e faleceu no último dia 2 de março. Talvez o posicionamento como pré-candidato e ler seu nome escrito em uma coluna política fossem suas últimas vontades. Talvez, não sei. Se o fossem, fico feliz em ter-lhe servido como conforto!

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também