Hoje é segunda-feira, 15 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEducaçãoMais de 7.300 atendimentos no Núcleo de Inovação e Tecnologia da UNIARP
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Mais de 7.300 atendimentos no Núcleo de Inovação e Tecnologia da UNIARP

O Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) realizou 7.320 atendimentos em 2023 entre eventos, atividades e aulas, visando fomentar a inovação, a pesquisa e o empreendedorismo no contexto acadêmico e industrial

O NIT é responsável pela gestão da inovação e tecnologia da universidade. Também atua com a política de inovação de outras instituições de ciência e tecnologia da região. O NIT foi inaugurado no dia 4 de outubro de 2022, no último andar do Bloco D da UNIARP.
O Núcleo demonstrou, ao longo de 2023, um papel crucial na articulação entre academia, indústria e comunidade, promovendo a inovação e o desenvolvimento regional.
“As atividades realizadas refletem um compromisso com a excelência acadêmica, a formação de parcerias estratégicas e a capacitação de estudantes e professores, consolidando o NIT como um agente de transformação no meio oeste de Santa Catarina. Sintetiza-se assim, o comprometimento e os esforços do NIT em estabelecer um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento sustentável, destacando a importância de tais iniciativas para o avanço científico e tecnológico da região”, explica a professora Dra. Ivanete Schneider Hahn, coordenadora do NIT.

Principais iniciativas e eventos realizados:
Fevereiro a dezembro de 2023: O ano iniciou com o enfoque na participação feminina na ciência, através do “Meetup Mulheres na Ciência”. Seguiu-se uma série de reuniões estratégicas, workshops, e palestras abordando temas desde a pesquisa e inovação no setor agrícola até a igualdade de gênero na academia.
Parcerias Estratégicas: Realização de reuniões com lideranças da Uniarp, FIESC Centro Norte, SESI Caçador, Sindicato da Madeira de Caçador e setores de recursos humanos das indústrias de base florestal, visando apresentar resultados de pesquisas e fortalecer o ecossistema de inovação regional.
Eventos de Capacitação: Destacam-se o “Agro Work Chopp”, com foco na inovação olerícola e frutícola, e diversos meetups e workshops, como o “Paper Development Workshop” e a “Oficina de Escrita de Artigo Científico”, reforçando o compromisso com a capacitação contínua.
Desenvolvimento Acadêmico: A realização de aulas abertas, como a do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade, e palestras sobre inteligência artificial e tecnologia e inovação para estudantes da Uniarp, sublinha a integração entre ensino, pesquisa e prática.
Encontros do Ecossistema Local de Inovação: A série de encontros ao longo do ano evidenciou a importância da colaboração entre entidades acadêmicas, empresariais e governamentais no fomento à inovação e empreendedorismo regional.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também