Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEducaçãoEcossistema Local de Inovação em Caçador recebe palestra do Professor Doutor Eduardo...

Ecossistema Local de Inovação em Caçador recebe palestra do Professor Doutor Eduardo Villar

Dr. Eduardo é doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou um estágio doutoral (PDSE/CAPES) na Cass Business School da City University, em Londres, Reino Unido, e possui dois pós-doutorados em estratégia e processo decisório pela UFPR

O Ecossistema Local de Inovação de Caçador se reuniu na quinta-feira, 26 de outubro, no IFSC, para prestigiar uma palestra ministrada pelo Professor Dr. Eduardo Villar, intitulada “O Ecossistema Empreendedor e de Inovação de FoodTechs: O Caso do Ecossistema em Cingapura”. O Dr. Eduardo é doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou um estágio doutoral (PDSE/CAPES) na Cass Business School da City University, em Londres, Reino Unido, e possui dois pós-doutorados em estratégia e processo decisório pela UFPR. Ele é especializado em diversas áreas, incluindo ecossistemas empreendedores e inovações radicais na cadeia de produção de alimentos.

Durante a palestra, o Dr. Eduardo compartilhou sua experiência e conhecimento, enfatizando a importância de criar condições propícias para o empreendedorismo na região e aproveitar o potencial local. Ele apresentou o exemplo de Cingapura, um país com dimensões territoriais semelhantes às de Caçador e uma população significativa, destacando como é possível transformar as práticas convencionais na produção de alimentos por meio de inovações radicais.

O professor contextualizou as condições estruturais e sistêmicas necessárias para construir um ecossistema empreendedor, descrevendo as atividades empreendedoras e a geração de valor. Ele explicou as facilidades disponíveis para inovação e empreendedorismo, especialmente em um país que enfrentou escassez de alimentos durante a pandemia devido à dependência de fontes externas.

Os participantes do encontro ficaram impressionados com as oportunidades de ruptura dos paradigmas no desenvolvimento tecnológico.

Alessandro Marchi Panaccione, representando a empresa Ommega Data, comentou: “A palestra foi muito produtiva para analisarmos como a inovação e a tecnologia estão presentes em todas as áreas, como no caso das FoodTechs, e como esse processo está avançado em pesquisas com projeções de mudanças na cultura global da carne a médio prazo.”

Suzana Dondoni, representante da BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, destacou que o ecossistema de Caçador está passando por uma grande evolução e fortalecimento da cultura de inovação. Ela observou que a palestra incentivou o despertar de habilidades e a busca por qualificações, proporcionando uma visão de um futuro repleto de criatividade.

Além disso, Patrícia Cabral Stefaniak, consultora do Sebrae, e Geiza Natácia Sarturi, agente local de inovação ecossistemas, apresentaram a evolução do ecossistema em termos de maturidade. Essa mensuração é uma metodologia aplicada pelo Sebrae para acompanhar oportunidades de melhorias e direcionar estratégias prioritárias, como a busca por parceiros e recursos materiais e financeiros, garantindo a continuidade do movimento e o fortalecimento da economia local.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também