Hoje é domingo, 25 de fevereiro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEducaçãoEcossistema Local de Inovação em Caçador recebe palestra do Professor Doutor Eduardo...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Ecossistema Local de Inovação em Caçador recebe palestra do Professor Doutor Eduardo Villar

Dr. Eduardo é doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou um estágio doutoral (PDSE/CAPES) na Cass Business School da City University, em Londres, Reino Unido, e possui dois pós-doutorados em estratégia e processo decisório pela UFPR

O Ecossistema Local de Inovação de Caçador se reuniu na quinta-feira, 26 de outubro, no IFSC, para prestigiar uma palestra ministrada pelo Professor Dr. Eduardo Villar, intitulada “O Ecossistema Empreendedor e de Inovação de FoodTechs: O Caso do Ecossistema em Cingapura”. O Dr. Eduardo é doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou um estágio doutoral (PDSE/CAPES) na Cass Business School da City University, em Londres, Reino Unido, e possui dois pós-doutorados em estratégia e processo decisório pela UFPR. Ele é especializado em diversas áreas, incluindo ecossistemas empreendedores e inovações radicais na cadeia de produção de alimentos.

Durante a palestra, o Dr. Eduardo compartilhou sua experiência e conhecimento, enfatizando a importância de criar condições propícias para o empreendedorismo na região e aproveitar o potencial local. Ele apresentou o exemplo de Cingapura, um país com dimensões territoriais semelhantes às de Caçador e uma população significativa, destacando como é possível transformar as práticas convencionais na produção de alimentos por meio de inovações radicais.

O professor contextualizou as condições estruturais e sistêmicas necessárias para construir um ecossistema empreendedor, descrevendo as atividades empreendedoras e a geração de valor. Ele explicou as facilidades disponíveis para inovação e empreendedorismo, especialmente em um país que enfrentou escassez de alimentos durante a pandemia devido à dependência de fontes externas.

Os participantes do encontro ficaram impressionados com as oportunidades de ruptura dos paradigmas no desenvolvimento tecnológico.

Alessandro Marchi Panaccione, representando a empresa Ommega Data, comentou: “A palestra foi muito produtiva para analisarmos como a inovação e a tecnologia estão presentes em todas as áreas, como no caso das FoodTechs, e como esse processo está avançado em pesquisas com projeções de mudanças na cultura global da carne a médio prazo.”

Suzana Dondoni, representante da BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, destacou que o ecossistema de Caçador está passando por uma grande evolução e fortalecimento da cultura de inovação. Ela observou que a palestra incentivou o despertar de habilidades e a busca por qualificações, proporcionando uma visão de um futuro repleto de criatividade.

Além disso, Patrícia Cabral Stefaniak, consultora do Sebrae, e Geiza Natácia Sarturi, agente local de inovação ecossistemas, apresentaram a evolução do ecossistema em termos de maturidade. Essa mensuração é uma metodologia aplicada pelo Sebrae para acompanhar oportunidades de melhorias e direcionar estratégias prioritárias, como a busca por parceiros e recursos materiais e financeiros, garantindo a continuidade do movimento e o fortalecimento da economia local.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também