Hoje é terça-feira, 18 de junho de 2024
InícioEducaçãoDoutoranda da Colômbia realiza intercâmbio na UNIARP

Doutoranda da Colômbia realiza intercâmbio na UNIARP

Entre os dias 9 e 23 de maio, a estudante Diana María Ocampo Agudelo do Doutorado em Educação da Universidade Católica de Manizales (UCM) de Manizales, Colõmbia, participou de um intercâmbio na UNIARP

A decisão da doutoranda de fazer o intercâmbio no Brasil ocorreu depois do seu contato com a professora Marlene Zwierewicz, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB/UNIARP), em um evento realizado na Universidade Simón Bolívar (UNISIMON) de Barranquilla, Colômbia.


Na ocasião, além de uma palestra no evento, a professora Marlene acompanhou a apresentação de pesquisas em desenvolvimento em várias Instituições de Ensino Superior participantes. Depois da interação ocorrida na apresentação da sua pesquisa, Diana optou por fazer o intercâmbio na UNIARP para contar com contribuições da professora Marlene na sequência de seu estudo.


No período que esteve no Brasil, Diana realizou duas palestras no PPGEB/UNIARP, apresentando recortes de sua pesquisa e destacando que pretende gerar conhecimentos para colaborar no redimensionamento do currículo de escolas de Educação Básica de sua região, visando aproximá-lo da realidade das famílias produtoras de café, que é uma das fontes de renda dos habitantes de Manizales e proximidades. A primeira palestra envolveu a primeira turma do Doutorado Profissional em Educação Básica e a segunda a nona turma do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP. Além de conhecer detalhes da pesquisa em andamento, os mestrandos participaram de uma experiência sensorial com o café produzido na região lócus da pesquisa da doutoranda.


Além dessas atividades, Diana contou com a colaboração da professora Marlene para revisar parte de sua pesquisa, especialmente a base teórica e o capítulo de metodologia. Também elaborou um capítulo para um livro que está sendo organizado pela Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica – REMPE/UNIARP e revisou um artigo para envio a uma revista científica.


A professora Marlene lembra que este é o 6º intercâmbio realizado na UNIARP por doutorandos da Colômbia. Quatro tiveram que ocorrer remotamente devido ao período da pandemia e os dois últimos contaram com a presença das doutorandas na UNIARP.


Ela também destaca a relevância desses intercâmbios para a internacionalização da UNIARP e, especificamente, para os mestrandos e doutorandos do PPGEB, pois é uma forma para conhecer outras realidades e como as pesquisas têm colaborado para a Educação Básica de outros países. Além disso, o intercâmbio favorece o desenvolvimento colaborativo de pesquisas e a publicação em diferentes países do mundo.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também