Hoje é terça-feira, 18 de junho de 2024
InícioCultura e LazerCurso Gratuito “Oficina de Formação de Cineclubes” – Inscrições abertas até 31...

Curso Gratuito “Oficina de Formação de Cineclubes” – Inscrições abertas até 31 de maio

Estão abertas até 31 de maio as inscrições para a "Oficina de Formação de Cineclubes", um curso gratuito destinado a jovens e adultos a partir de 16 anos interessados em cinema

O curso, com duração de 60 horas/aula, visa capacitar os participantes na criação e gestão de cineclubes, abordando desde a curadoria de filmes até a operação de equipamentos e estratégias de promoção.

O curso “Oficina de Formação de Cineclubes” oferece uma capacitação abrangente para a criação e operação de cineclubes. Dividido em dez módulos, o curso abrange desde a seleção de filmes e curadoria até a gestão financeira e a promoção de eventos. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância cultural dos cineclubes, técnicas de projeção, estratégias de engajamento comunitário, e questões legais relacionadas à exibição de filmes.

A iniciativa surge como uma resposta à carência de projetos culturais que fomentem a compreensão e valorização da prática cineclubista. Ao capacitar os participantes, o curso busca promover a diversidade cultural e o diálogo comunitário, contribuindo para o enriquecimento cultural local.

Destinado a jovens e adultos a partir de 16 anos, o curso é acessível a pessoas com diferentes bagagens culturais e níveis de experiência com cinema. A diversidade e inclusão são valores centrais, com a seleção de oficineiros considerando representatividade de gênero, raça e estética.

As inscrições estão abertas até 31 de maio. O curso terá início logo após o período de inscrições e contará com sessões teóricas e práticas distribuídas ao longo de quatro meses.

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link: https://linktr.ee/oficinaCineClubes. O curso é totalmente gratuito, e ao final, os participantes organizarão uma exibição prática para a comunidade local.

Gustavo Loeff Zardo, Produtor Executivo e Coordenador do curso declara: “O curso ‘Oficina de Formação de Cineclubes’ é uma oportunidade para aqueles que amam o cinema e desejam contribuir para a promoção da cultura cinematográfica em suas comunidades. Queremos capacitar os participantes não apenas com conhecimento técnico, mas também inspirá-los a criar espaços de diálogo e troca cultural. Acreditamos que os cineclubes têm o poder de transformar realidades e fortalecer laços comunitários, e estamos empolgados em ver o impacto positivo que essa iniciativa trará,”

O Professor Reno Caramori Filho, diz: “Participar da ‘Oficina de Formação de Cineclubes’ é uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre a curadoria e a gestão de cineclubes, além de promover um espaço de aprendizado colaborativo. Queremos que os participantes saiam do curso com as ferramentas necessárias para criar experiências cinematográficas pedagógicas e acessíveis, contribuindo para o fortalecimento da cultura local.”

A realização deste curso foi viabilizada pela aprovação obtida no âmbito do Edital Lei Paulo Gustavo LPG 202, portanto será executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Prefeitura Municipal de Caçador-Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Mais informações sobre a “Oficina de Formação de Cineclubes” podem ser obtidas com o Produtor Executivo e Coordenador do curso, Gustavo Loeff Zardo:
● Email: gustavo@nuvemcabocla.com
● Telefone: (49) 9 9808-0283

Por Assessoria de Comunicação

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também