Hoje é terça-feira, 18 de junho de 2024
InícioNotíciaChapa Márcio prefeito e Jean vice é fato novo. CPI revela relatório...

Chapa Márcio prefeito e Jean vice é fato novo. CPI revela relatório final hoje (28)

Articulação colocaria o MDB disputando a prefeitura tendo o PSD como vice, com duas lideranças expoentes da política local; veja também sobre a reunião agendada para a tarde desta terça-feira (28) quando acontecerá a divulgação do relatório final da CPI dos desvios de função, caso não ocorra boicote dos vereadores do prefeito Alencar

Chapa Márcio prefeito e Jean vice toma corpo

Uma nova aliança pode estar se formando para disputar a prefeitura de Caçador. Teria ela o vereador do MDB, Márcio JF na cabeça de chapa, tendo como vice, o vereador do PSD, Jean Carlo Ribeiro. As costuras estão em andamento, extravasando as divisas de Caçador.

A informação foi admitida pelo vereador Jean Carlo, durante recente entrevista que concedeu na semana passada ao colega da imprensa, Moacir Moro. Nela, Jean deixou bem claro que o seu partido, o PSD, disputa a indicação da vice na chapa de reeleição do prefeito Alencar Mendes (PL), mas, também não descarta uma composição com o MDB.

Consultei o vereador e ele foi taxativo ao afirmar que “quem define é o partido”. Na verdade, na formação da chapa da eleição passada, entre os atuais partidos que governam Caçador, a fila para indicação do vice do ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB) já era do PSD e foi furada pelo DEM, atual União Brasil, que acabou perdendo o seu atual prefeito para o hoje PL.

Preparado

Para subir de patamar e chegar à majoritária, o vereador Jean Carlo Ribeiro conta com a experiência na vida pública a seu favor. Ele mesmo faz questão de lembrar que iniciou essa trajetória aprendendo muito com o ex-prefeito Saulo, quando lhe serviu na assessoria de imprensa em 2007. Jean se sente preparado, com trabalho prestado tanto na prefeitura quanto com seu mandato como vereador. “Tenho conhecimento da máquina pública”, ratifica.

O vereador informa que o Partido tem conversas com várias frentes. Dos quatro pré-candidatos a prefeito atualmente, apenas o ex-prefeito Imar Rocha (PSB) está com sua vice, do PT, definida para a disputa.

Mesmo com conversas com o MDB, Jean Carlo explica que a preferência é com a atual coligação que governa a cidade. “Quem define é o partido e hoje estamos em uma coligação com o Alencar e eu respeito isso demais”, frisa.

Articulações estaduais

Na verdade, o que pode empurrar uma coligação entre MDB e PSD na eleição em Caçador é o contexto estadual. O próprio vereador Jean Carlo Ribeiro admite que existam muitas conversas sobre composições, especialmente na Capital e o comando estadual trabalha com a hipótese de a sigla estar na majoritária em Caçador.

Ele também lembra que o Estado vive uma guerra fria entre PL do governador Jorginho Mello e o PSD, do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Essas duas frentes disputam espaços na geografia da política estadual, visando chegar em 2026 fortes.

Para o PSD do presidente Eron Giordani, Caçador ter um prefeito do PL apoiado pelo seu partido não é nada interessante. “Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte”, admite o vereador do PSD.

PSDB não abre mão

Quem acompanha os bastidores da política local sabe que está pra lá de azedo o ambiente no prédio azul e vermelho. As discussões em torno da escolha do vice do prefeito Alencar Mendes subiram ao telhado.

O PSDB, que teve seu prefeito apoiado nas últimas eleições, não quer praticar o gesto e abrir mão. Bate o pé pra indicar o vice. E tem vários nomes.

Um deles é o do ex-empresário Mauro Ceccatto, defendido com unhas e dentes pelo presidente do PSDB, Arnaldo Bertotto, secretário de Governo do prefeito Alencar. Outro nome é do vereador Amarildo Tessaro, cujo tapete é puxado por seus adversários/aliados dia sim, dia também.

Corre por fora

Um outro nome que ‘corre por fora’ para compor como vice de chapa, agora pelo PSD, é do ex-secretário de Saúde, Roberto Marton, defendido pela classe empresarial. Há quem diga que este último, fora da vidraça para não levar pedradas, ao final, será o nome escolhido.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Um CPI reveladora

A tarde desta terça (28) será eletrizante no prédio da Câmara de Caçador. Hoje será dada a publicidade aos resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelos vereadores para investigar possíveis desvios de funções e irregularidades na contratação de servidores sem concurso público e comissionados, por parte do Poder Executivo Municipal.

Relatório final

Nesta tarde de terça (28) foi agendada uma reunião dos membros da CPI para a divulgação do relatório final dos trabalhos investigatórios. A reunião iniciará às 14 horas e às 15h30min os vereadores farão uma entrevista coletiva com a imprensa para dar a devida publicidade aos atos.

Boicote

O problema é que, ao que parece, o presidente, Johny Marcos Tibes de Souza (MDB) terá redobrado trabalho para garantir quórum nesta reunião. Este INFORME apurou que os vereadores, especialmente de situação, estão fugindo do encontro. Ao que parece vai falar médico em Caçador para conceder tanto atestado pra vereador. Caso não atinja o quórum necessário, uma reunião para amanhã será convocada.

Composição

Além do presidente Johny faziam parte da CPI, inicialmente, os vereadores Lidiane Cattani da Silva, antes PP e hoje PL, que era a relatora, além dos membros Almir Paulo Dias (PSDB), Fabiano Dohner (PL) e Moacir Elvis D’Agostini (UB). Depois das alterações, a CPI chega ao seu final com Fabiano como relator e como membro o substitui o vereador Jean Carlo Ribeiro.

Membros da comissão de investigação

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também