Segundo ela, a APSIC tem como propósito aglutinar forças e representar as aspirações dos profissionais da psicologia junto ao poder público e à iniciativa privada, fortalecendo a classe e contribuindo com ações em prol da comunidade.
Além do trabalho interno, a Associação tem atuado de maneira notável nos Conselhos Municipais, integrando atualmente os de Assistência Social (CMAS), da Saúde (CMS), dos Direitos da Mulher (COMDIM) e de Anti-drogas (COMAD), além de ter representatividade em comitês de estudos.
A presidente destacou ainda o trabalho do programa APSIC Jovem, voltado para acadêmicos de Psicologia, e a Rede de Atendimento Psicológico Popular, que facilita o acesso ao atendimento psicológico às pessoas com um valor acessível, especialmente a pessoas carentes. Para isso foi realizada uma parceria com o núcleo de RH da ACIC visando atender os colaboradores das empresas locais.
O vereador Clayton Zanella chamou a atenção para a importância da valorização dos profissionais de psicologia e de ampliar o atendimento à saúde mental no município, com mais investimentos e profissionais para atender a demanda.
“Vivemos tempos desafiadores, em que a saúde mental tem se tornado uma questão de prioridade máxima. O bem-estar psicológico é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável e produtiva. Nossos psicólogos desempenham um papel crucial nesse cenário, oferecendo suporte, orientação e tratamento a quem necessita, proporcionando ferramentas para enfrentar adversidades, superar traumas e buscar a realização pessoal”, completou.
Associação dos Psicólogos apresenta trabalhos na Câmara
O trabalho da Associação dos Psicólogos de Caçador e Região (APSIC) foi evidenciado nesta semana durante o espaço da palavra livre na sessão ordinária. O tema foi abordado pela presidente Geneia Lucas dos Santos, atendendo convite do vereador Clayton Zanella