Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioPolíticaAumento nos casos e ações de enfrentamento à doença são debatidos na...
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Aumento nos casos e ações de enfrentamento à doença são debatidos na Câmara

Segundo o diretor de vigilância em saúde, Celio Marcos Moreira Becker, o município possui atualmente 72 casos notificados, sendo destes 42 casos positivos, com 34 importados (pessoas que contraíram a doença em outros municípios) e oito casos com transmissão comunitária dentro do município

A situação da dengue em Caçador foi destacada na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (7), durante sessão ordinária. Segundo o diretor de vigilância em saúde, Celio Marcos Moreira Becker, o município possui atualmente 72 casos notificados, sendo destes 42 casos positivos, com 34 importados (pessoas que contraíram a doença em outros municípios) e oito casos com transmissão comunitária dentro do município.

Ele explica que há uma força-tarefa no trabalho de visitas às residências e orientações à população para que o enfrentamento à dengue seja eficaz. “Nossos agentes de endemia, juntamente com os agentes de saúde, tem uma rotina diária e a tarefa de visitar toda as residências do município em um clico de dois meses. Nosso objetivo é averiguar locais propícios ao Aedes aegypti, mas especialmente orientar a população para que faça a sua parte no dia a dia, haja vista que esta responsabilidade é de todos”, destaca.

O secretário municipal de Saúde, César Augusto de Moares também participou da sessão enaltecendo os esforços da Administração Municipal no enfrentamento à doença. Ele lembra que a prefeitura ampliou o número de agentes de endemia, passando de 3 para 13, e conta ainda com o trabalho de 40 agentes comunitários de saúde atuando junto à comunidade.
“Esta crescente nos casos vem desde 2019 e desde então o Executivo tem atuado forte no problema. Mas é importante destacar que esta luta é de todos, por isso precisamos que a população faça a sua parte”, destaca, informando ainda que a prefeitura mantém o serviço de recolhimento de entulhos através do programa Destino Certo, da Secretaria Municipal de Agricultura, e por meio do aplicativo Caçador Digital as pessoas podem fazer suas denúncias em situação de negligência envolvendo a situação da dengue.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

A participação dos profissionais da saúde atendeu convocação do vereador Clayton Zanella (União). Segundo ele, observa-se que os esforços coletivos têm sido positivos e que, enquanto legislador, percebeu a necessidade de mudanças na legislação municipal que trata dos serviços de vigilância em saúde em Caçador, em especial da epidemiológica, para possibilitar o aprimoramento dos serviços e ampliação do atendimento à comunidade.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também