Hoje é terça-feira, 18 de junho de 2024
InícioColunaAlencar busca um vice “que esteja alinhado com a população”

Alencar busca um vice “que esteja alinhado com a população”

Prefeito Alencar Mendes fala em entrevista exclusiva sobre ações administrativas e articulações visando a busca pela reeleição

O prefeito de Caçador Alencar Mendes (PL) concedeu entrevista exclusiva ao colunista Adriano Ribeiro do Portal Informe. Além das costuras políticas em ano eleitoral, ele falou também sobre algumas questões administrativas como o estudo sobre a viabilidade de dragagem do rio do Peixe; a obra da Base de Segurança do Martello e sobre dificuldades que algumas empresas estão tendo ao tocar algumas obras de Caçador.

Confira:

INFORME – Qual sua avaliação da parte administrativa da prefeitura?

ALENCAR MENDES – Temos compromissos até final do ano e as questões administrativas da cidade são bastante extensas. Temos os resultados que estamos obtendo tem os resultados daquilo que a gente sabe que ainda tem para fazer e melhorar.

INFORME – Consegue ser mais específico?

ALENCAR MENDES – Tem questões ambientais que estamos conseguindo alcançar. Temos resultados bastante expressivos que indicam enorme redução das consequências de chuvas e alagamento. Isso, sim, é uma coisa a ser comemorada. Se fala muito sobre dragagem, mas a dragagem depende de estudo. Resultados preliminares do estudo que contratamos com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH – aquele mesmo órgão lá de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – apontam que o leito do rio do Peixe tem em sua enorme maioria pedra ou laje. Então, a dragagem não seria eficiente, além de ter toda questão de licenciamento ambiental, que precisaria ser vista. Estamos vendo isso porque sabemos que, evidentemente, grandes volumes de chuvas ainda causam transtornos e a gente tem que atuar na mitigação de riscos. Como por exemplo, algumas invasões de terra que precisam ser coibidas e até com a retirada de algumas famílias, é claro que tudo isso será feito com muito respeito.

INFORME – E como fazer com aqueles imóveis mais antigos, em áreas de risco?

ALENCAR MENDES – Também há alguma questão de regularizações de imóveis. Inclusive informo que nesta semana estaremos regularizando mais uma parte do bairro Tarumã. Não a parte mais próxima ao rio, que é a parte mais complexa para mexer, mas a parte mais elevada. Ocorrerá no dia 13 a liberação das escrituras para esses imóveis. Já quanto aos imóveis junto ao rio vamos continuar fazendo Reurb, mas com mitigação de riscos. Só assim vamos poder resolver um problema de décadas atrás, quando foram liberadas essas construções.

INFORME – Em quais setores da prefeitura há mais avanços?

ALENCAR MENDES – Tem muita coisa de infraestrutura acontecendo. Estamos muito próximos da finalização da base avançada de segurança do bairro Martello. Mas, também quero admitir que existam dificuldades que temos encontrado com as empresas, como em relação à passarela (Parque Linear) e a cobertura do Mercado Público, que está demorando mais do que a gente gostaria, mas as coisas vão se encaminhado. Quero dizer que estamos vencendo essas dificuldades, mas, principalmente estamos ajustando a parte interna da prefeitura.

INFORME – O setor administrativo da prefeitura que o senhor fala?

ALENCAR MENDES –  Isso! É fazer com que a estrutura própria da prefeitura, a máquina pública, esteja mais preparada para atuar. Isso envolve também a questão da desburocratização. Desde o Balcão do Empreendedor, mas, principalmente a lei que garantiu essas diretrizes mais adequadas com a lei de liberdade econômica.  Sempre colocamos a visão administrativa em primeiro lugar.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

INFORME – E como estão as tratativas visando à disputa eleitoral?

ALENCAR MENDES – Evidentemente, faltando poucos meses para as eleições de fato, é claro que começamos a nos movimentar em relação às nossas pretensões futuras. Temos a noção de que a cidade tem progredido e pretendemos continuar com esse progresso e desenvolvimento. Para isso temos algumas idéias que vão ser apresentadas no momento certo, tem também o legado das coisas que foram feitas e que a gente quer apresentar para as pessoas, relembrar tudo que foi feito.

INFORME – Como estão as conversas com os partidos?

ALENCAR MENDES – Em relação às articulações políticas a gente sempre trabalhou como coligação e isso é muito importante, sempre estivemos juntos e permanecemos juntos. Teremos chapas fortes de candidatos a vereador. São cinco partidos que estão junto conosco. Quanto à composição de vice na chapa é lá na frente que vai acontecer. Estamos preparados e com todos os partidos estruturados de uma maneira onde eles possam indicar e possamos sentar com a participação de todos os partidos para que possamos fazer essas escolhas.

INFORME – Tem um perfil de vice que o senhor prefere?

ALENCAR MENDES – Em especial, é fazer uma escolha que esteja alinhada com a população. É uma escolha de alguém que esteja junto com a gente e que possa apresentar tudo aquilo que foi feito, apresentar o plano de governo, apresentar quais são as nossas metas e objetivos. Pois, não é simplesmente estar na prefeitura porque gostamos de estar aqui, é porque a gente tem uma meta, um objetivo e tem um sonho de cidade em que se a gente arregaçar as mangas e trabalhar bastante a gente vai conseguir alcançar. Para isso precisa de tempo e é desse tempo que estamos em busca.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também