Hoje é sábado, 27 de julho de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEconomiaPreço dos combustíveis e do gás de cozinha mantém-se estáveis em maio...

Preço dos combustíveis e do gás de cozinha mantém-se estáveis em maio em Caçador e Fraiburgo

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de maio nos municípios de Caçador e Fraiburgo

A pesquisa, realizada pela UNIARP e coordenada pelo professor Leandro Hupalo e executada pela bolsista Graciolina Esquincá Wisser, adota metodologia similar à utilizada pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em diversos municípios do país.


No mês de maio, em comparação ao mês anterior, o preço dos combustíveis apresentou estabilidade em Caçador. Em Fraiburgo nenhum combustível apresentou aumento, com destaque para a gasolina comum, que registrou queda de 0,28%. O gás de cozinha em Caçador apresentou queda de 3,21% e, em Fraiburgo, não houve alteração em relação a abril.


Foi possível encontrar, entre os estabelecimentos pesquisados, uma significativa variação de preço entre alguns combustíveis. É o caso do etanol que em Caçador apresentou uma variação de até 10,87% e, em Fraiburgo, a gasolina comum com uma variação de até 8,66%. O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 35,01% em Caçador e de 39,00% em Fraiburgo, sugerindo que é possível fazer economia a partir de uma pesquisa de preços.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp


Como comparação, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em maio gastou R$ 297,50. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou R$ 283,50. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu mais de 1/5 do salário-mínimo vigente.


Nos últimos 12 meses a gasolina comum apresentou uma variação acumulada de 11,21% em Caçador e de 8,08% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, na mesma comparação, apresentou uma variação acumulada de -5,14% em Caçador e de 6,64% em Fraiburgo.
Cabe ressaltar que, embora possa ter ocorrido variação de preço dos combustíveis e do gás de cozinha durante o mês de maio, os preços coletados pelos pesquisadores referem-se aos últimos dias do mês.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também