Hoje é terça-feira, 18 de junho de 2024
InícioGeralNúcleo de Meio Ambiente da ACIC realiza palestras na Escola Tabajara

Núcleo de Meio Ambiente da ACIC realiza palestras na Escola Tabajara

O Núcleo de Meio Ambiente da ACIC realizou dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente quatro palestras na escola Municipal de Educação Básica Tabajara, beneficiando cerca de 430 estudantes, de 06 a 15 anos

Nas quatro palestras a ênfase foi motivar as crianças para a proteção ambiental e despertar nelas o interesse em participar de ações com este objetivo. Ao final das palestras da manhã e da tarde foram realizados sorteios de brindes.


A primeira palestra teve como tema: “Monitoramento da fauna terrestre e aquática” e foi ministrada pelos biólogos da empresa Arbórea Estudos Ambientais: Lidiorlan Bortolaz e Hiasmini Tomazeli. Eles apresentaram para as crianças o trabalho de monitoramento da fauna silvestre e da ictiofauna, o levantamento dos seres vivos do Rio do Peixe na área de abrangência de uma hidrelétrica.


A segunda palestra falou sobre o lixo plástico e os animais silvestres e foi ministrada pelo biólogo Anderson Copini, presidente da Ong de Defesa da Natureza Gato do Mato. Na palestra, ele mostrou fotos e filmes de animais silvestres e explicou sobre o perigo que o lixo de plásticos representa para a vida dos animais e peixes. Ressaltou a importância do descarte correto do lixo.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp


A terceira palestra abordou o tema: “Ciência cidadã na Observação de Aves” e foi ministrada pelo fotógrafo e administrador Edison Porto. Na palestra, ele apresentou aos alunos o que é a ciência cidadã da Observação de Aves, praticada no mundo todo com o nome em inglês de “Bird Watching”. Mostrou fotos de diversas aves e dos observadores de aves em ação, alguns com roupa camuflada e câmeras fotográficas com grandes teleobjetivas, às vezes no meio do mato, outras vezes isolados num canto à espreita de ouvir um canto ou fazer algum avistamento. Mostrou também um filme de um gavião carcará na área urbana de Caçador, já que são bastante frequentes nas áreas próximas da cidade.


A quarta e última palestra falou sobre os cuidados de uma empresa com o meio ambiente. A palestra foi ministrada pela engenheira Florestal Bianca Canello que trabalha para a Juliana Florestal Ltda. Ela explicou que o cuidado com a natureza deve partir de todos, inclusive das empresas. Com foco nisso, a Juliana Florestal Ltda. executa diversas ações para mitigar os possíveis danos que podem ser causados pelas suas operações florestais.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também