Hoje é segunda-feira, 15 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioGeralACIC participa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Caçador
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

ACIC participa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Caçador

Pela ACIC, quem está fazendo parte deste planejamento são o diretor secretário Guilherme Grando e o vice-presidente do setor de Serviço, Leandro Bello. Ambos estiveram no encontro deste mês de fevereiro

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) atuante nas ações que sirvam para o desenvolvimento do município, participa das reuniões de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, promovido pela Prefeitura por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC).

Pela ACIC, quem está fazendo parte deste planejamento são o diretor secretário Guilherme Grando e o vice-presidente do setor de Serviço, Leandro Bello. Ambos estiveram no encontro deste mês de fevereiro.

Grando comenta que a ACIC observa a importância que o Plano de Mobilidade possui para Caçador e a participação da Associação Empresarial é fundamental para indicar questões que não estavam contidas no planejamento. Ele cita o pedido de uma nova ponte sobre o Rio do Peixe no centro para desafogar o trânsito da ponte próxima a antiga rodoviária, entre outros assuntos.

“Estamos em uma cidade pujante e muito industrial, onde temos trânsito leve, médio e pesado no centro e nos entornos. Uma cidade em crescimento, com novos loteamentos, várias vias em construções, e ainda temos o problema geográfico, com cidade montanhosa que muitas vezes  inviabiliza a utilização de uma cadeira de rodas ou uma bicicleta. São vários os pontos a serem pensados e apresentados, para absorver todo tipo de trânsito. E cada pessoa com suas necessidades, com seus conhecimentos, trabalhando juntas, acabam criando um plano de mobilidade melhor. É por isso que a ACIC participa desta ação, para dar apoio ao plano de mobilidade em sua construção, e é fundamental que todas a entidades estejam inseridas para este tipo de planejamento que irá durar a vida toda para a nossa cidade”, finalizou Guilherme Grando.

O Plano

O presidente do IPPUC, Alexandre Schermach, explica que neste momento está sendo elaborado um plano de ações estratégicas, que o município precisa cumprir em curto, médio e longo prazo, ou seja, entre 3, 6 a 10 anos, até que seja atualizado o plano.

Ele comenta que Caçador não possui uma legislação específica quanto ao assunto, e que agora está sendo pautado para os próximos anos as ações a serem tomadas, como por exemplo o estudo de viabilidade de mobilidade, ampliação de pontos de ônibus, ciclovias, ciclofaixas, regularização dos veículos de aplicativos, organização transporte público como um todo, entre outros.

“É um estudo e diagnóstico para demonstrar as necessidades e assim regularizar e ordenar o assunto mobilidade no município. Elaboramos nas reuniões o plano de ações estratégicas e após a coleta das assinaturas das pessoas envolvidas, o documento seguirá para audiência pública, que deverá ocorrer entre março e abril. Estando tudo de acordo, passará para o deferimento do prefeito e assinatura da lei”, ressalta Alexandre.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também