Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioGeralPrograma Novos Caminhos realiza evento de homenagens
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Programa Novos Caminhos realiza evento de homenagens

O auditório da UNIARP em Caçador sediou, dia 11 de abril, a solenidade de homenagens do Programa Novos Caminhos, que abrange as comarcas de Caçador, Curitibanos, Fraiburgo, Lebon Régis, Porto União, Santa Cecília e Videira

A cidade de Caçador sediou uma das últimas cerimônias de encerramento das atividades de 2023, adiadas em função das chuvas que atingiram parte do estado no final do ano passado. Também foram realizadas as homenagens das ações de 2024. Na solenidade, 19 jovens celebraram a conclusão das formações. O evento teve palestra com Álvaro Fernando, autor do livro “Comunicação e Persuasão- o poder do diálogo”.

A mesa de honra, teve a participação do juiz André da Silva Silveira, diretor do Foro da Comarca de Caçador, no ato representando a desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Infância e da juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, juíza Lívia Franco Rocha Cobalchini, titular da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Caçador, Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da FIESC, representando o presidente da FIESC, Mário Cesar de Aguiar, José Carlos Kurtz, diretor institucional e jurídico da FIESC, Waldir Binotto, conselheiro da Fecomércio Santa Catarina, representando o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, Eliane Spricigo, representando a OAB/SC, subseção Videira, Jeam Carlo Palavro, supervisor regional do Senar, representando do presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo., Lucas Burlin, representando o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

O 1º vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme parabenizou todos os jovens pelas homenagens e pela conquista ao abraçar a educação e as oportunidades oferecidas pelo programa Novos Caminhos. “É um orgulho para nós da FIESC participar deste momento. Estes jovens são merecedores de todo o reconhecimento. Eles têm uma vida inteira pela frente, que acredito, será de grandes realizações. Para toda a equipe técnica e dos demais parceiros deste programa, parabéns pelo envolvimento e dedicação. É pela educação que vamos transformar a nossa realidade”, frisou.

No seu depoimento, um dos jovens atendidos pelo programa falou da alegria em fazer parte e aprender valiosas lições que ele leva para a vida toda. “No Senai aprendi muito mesmo. Aprendi a valorizar as coisas, a ter responsabilidade. Eu não imaginava isso pra mim. Se não fosse esta oportunidade eu estaria nas ruas. As professoras não me deixaram desistir. Aprendi o que é certo e o que é errado. Fui para o Senai para realizar meus sonhos e estou buscando isso. Também quero dizer que eu me encontrei nas aulas de música. Não sabia nada e surgiu a oportunidade de fazer aula de música no abrigo. Fui treinando e sigo aprendendo. Gosto muito de música e até fiz uma apresentação hoje neste evento”, declarou. “Estou feliz por ter feito parte do programa”, completou.

Todos os jovens participantes foram homenageados. Da mesma forma a equipe técnica, composta de profissionais atuantes do programa Novos Caminhos em 2023. Receberam a homenagem: Andreia Teresinha de Almeida, Cristiane Fernanda Werlang, Maria Alessandra dos Santos, Rosane de Fátima Schimit Shuh, Sandra Regima Ribeiro Cruz, Dayane dos Santos, Fernanda Blomer, Jeam Palavro, Lais Aparecida Gonçalves Schinkevcz, Liz Barbara Borghetti e Suelen Verginia Kool.

Também foram homenageados os serviços de acolhimento da Regional Centro-Norte: Abrigo Institucional Lar Menino Deus de Videira, Associação dos Amigos do Abrigo Institucional Leonardo Muller Deboni, de Lebon Régis, Casa Lar Célio Thibes dos Santos, Jardim América de Fraiburgo, Casa Lar Elvira Ribeiro Chaves de Monte Carlo, Casa Lar Menino Deus, unidades 1 e 2 de Caçador, Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes de Porto União e Serviço de Acolhimento Casa de Proteção infantil juvenil de Curitibanos.


Receberam o certificado de Empresa Cidadã: Celesc Distribuição S.A Unidade de Caçador, Guararapes Painéis Indústria de MDF e Compensados de Caçador, Indústria de Móveis Três Irmãos, unidade Caçador, Indústria de Papel e Celulose Nacional PNC de Lebon Régis, Polpa Brasil Desidratados de Fraiburgo e Prefeitura de Caçador.
Representando todas as empresas amigos do Programa Novos Caminhos, a UNIARP recebeu a homenagem.

O certificado Cidadão Amigo, foi entregue para as colaboradoras da FIESC: Andressa Aparecida Goetten Nunes e Samantha John Correa. Elas representaram os 46 voluntários que atuam em ações em 2023 e em 2024 no programa.

O programa Novos Caminhos surgiu de uma parceria inicial da Federação das Indústrias (FIESC), do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), foi nacionalizada por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já se organiza em outras unidades da Federação, como no estado do Amazonas e do Pará.

Desde o início do programa, 13,5 mil matrículas foram realizadas em cursos de educação básica e profissional, além de 1.191 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 519 empresas. Além de qualificação, a iniciativa oferece atendimento odontológico, apoio psicológico e voluntários atuam nas mais diversas frentes para dar suporte aos 221 serviços de acolhimento do estado.

Parcerias
Após a FIESC, TJSC e AMC se integraram ao programa como parceiros o Ministério Público (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Federações da Agricultura (FAESC) e do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG) e Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também