Hoje é quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioGeralPrefeitura apresenta proposta de Área de Preservação Permanente em área urbana ao...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Prefeitura apresenta proposta de Área de Preservação Permanente em área urbana ao COMDEMA

A proposta estabelece as áreas que devem ser preservadas sem construções nas margens de rios, córregos e afluentes

A Prefeitura de Caçador, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), uma nova proposta para as Áreas de Preservação Permanente (APP) ao longo dos cursos d’água, em Área Urbana Consolidada (AUC).

A proposta estabelece as áreas que devem ser preservadas sem construções nas margens de rios, córregos e afluentes.

“Estamos nas últimas etapas da definição destas APPs, em que apresentamos o projeto para o COMDEMA, ouvindo também o conselho. A consolidação desse projeto é essencial para atualizar a metragem das faixas que devem ser preservadas sem construções nas margens dos rios, córregos e seus afluentes”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gustavo Furlin.

Para elaboração do projeto que define as novas medidas a serem adotadas, foi necessário o desenvolvimento do diagnóstico socioambiental e do mapa da área urbana consolidada (AUC), em cumprimento a legislação.

“Considerando o Código Florestal Federal vigente, muitos lotes existentes não podem ser ocupados, por estarem quase que por completo dentro das APPs. Estamos falando de 30 metros e 50 metros ao longo dos cursos d’água. Com a redução dessas faixas de preservação, será possível construir e aproveitar melhor o terreno, além de otimizar a infraestrutura urbana existente”, afirma o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach.

Finalizando essa etapa, o processo segue para audiência pública e posterior efetivação da lei, passando a valer na área urbana consolidada do município de Caçador.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também