Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioGeralPrefeitura apresenta proposta de Área de Preservação Permanente em área urbana ao...
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

Prefeitura apresenta proposta de Área de Preservação Permanente em área urbana ao COMDEMA

A proposta estabelece as áreas que devem ser preservadas sem construções nas margens de rios, córregos e afluentes

A Prefeitura de Caçador, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), uma nova proposta para as Áreas de Preservação Permanente (APP) ao longo dos cursos d’água, em Área Urbana Consolidada (AUC).

A proposta estabelece as áreas que devem ser preservadas sem construções nas margens de rios, córregos e afluentes.

“Estamos nas últimas etapas da definição destas APPs, em que apresentamos o projeto para o COMDEMA, ouvindo também o conselho. A consolidação desse projeto é essencial para atualizar a metragem das faixas que devem ser preservadas sem construções nas margens dos rios, córregos e seus afluentes”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gustavo Furlin.

Para elaboração do projeto que define as novas medidas a serem adotadas, foi necessário o desenvolvimento do diagnóstico socioambiental e do mapa da área urbana consolidada (AUC), em cumprimento a legislação.

“Considerando o Código Florestal Federal vigente, muitos lotes existentes não podem ser ocupados, por estarem quase que por completo dentro das APPs. Estamos falando de 30 metros e 50 metros ao longo dos cursos d’água. Com a redução dessas faixas de preservação, será possível construir e aproveitar melhor o terreno, além de otimizar a infraestrutura urbana existente”, afirma o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach.

Finalizando essa etapa, o processo segue para audiência pública e posterior efetivação da lei, passando a valer na área urbana consolidada do município de Caçador.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também