Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
InícioGeralParceria da SES com Hospital Maicé viabiliza procedimentos complexos em neurocirurgia na...

Parceria da SES com Hospital Maicé viabiliza procedimentos complexos em neurocirurgia na unidade

O Hospital Maicé, de Caçador, realizou as primeiras microcirurgias para tumores intracranianos em cinco pacientes dos municípios Itajaí, Navegantes e Caçador que aguardavam no Sistema de Regulação do Estado (Sisreg)

“Desde que assumi a pasta da saúde catarinense, estou trabalhando com a equipe para descentralizar a realização de procedimentos, ampliando o número de unidades prestadoras. Estamos diminuindo distâncias e possibilitando que os pacientes possam realizar a sua cirurgia com qualidade e em sua região. O Hospital Maicé é parceiro e uma instituição importante para Santa Catarina, que atende às demandas dos pacientes do Meio Oeste e outras regiões”, reforça a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A técnica de microcirurgia para tumores intracranianos ou cerebrais remove o máximo possível do tumor, sem afetar o tecido saudável ou causar qualquer lesão ao paciente. No Hospital Maicé foi utilizado um aspirador ultrassônico, viabilizado pela Superintendência de Regulação (SUR), vinculada a SES, que foi locado para realizar os procedimentos. A ação possibilitou salvar vidas e diminuir a espera por cirurgia de pacientes da região.

“Estamos trabalhando com a SES para conseguir de forma definitiva esse equipamento. Queremos ampliar a oferta destes procedimentos, sendo mais uma referência para todo Estado, atendendo pacientes de outras regiões. Estamos juntos com o Estado e comprometidos em terminar com a espera das pessoas que aguardam procedimentos eletivos, principalmente esses complexos, melhorando a vida dos catarinenses”, destaca o diretor do Hospital Maicé, Sérgio J Schmitz Jr.

As primeiras microcirurgias envolveram dois neurocirurgiões, três técnicos de enfermagem, dois instrumentadores, duas enfermeiras e um técnico especialista no aparelho utilizado. Atualmente há cinco pacientes aguardando pelo procedimento que estão previstos para serem realizados até o final do mês de dezembro.

Habilitado desde 2008 para Alta Complexidade em Neurocirurgia, o hospital já realiza procedimentos como Neurocirugia do Trauma e Anomalias do Desenvolvimento, Coluna e Nervos Periféricos, Neurocirurgia Vascular e Tumores do Sistema Nervoso. Após a implantação definitiva da microcirurgia para tumores cerebrais, a unidade passará a ser também referência para esta técnica aos pacientes de Santa Catarina.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também