Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEducaçãoPAEC: Orientação e estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis para alunos...
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe

PAEC: Orientação e estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis para alunos da escola Maria Luiza Barbosa

Esta ação faz parte do seu projeto PAEC: “Prevenção da obesidade em crianças da educação infantil no município de Caçador-SC”, sob orientação da professora mestre Alesandra Perazzoli de Souza

A acadêmica Isabela Lara Marcondes, do 8° período do curso de Medicina da UNIARP, realizou uma ação de orientação e estímulo à adoção de hábitos alimentares e estilo de vida mais saudáveis para crianças da educação infantil da escola Professora Maria Luiza Martins Barbosa, no Bairro Martello em Caçador.

Esta ação faz parte do seu projeto PAEC: “Prevenção da obesidade em crianças da educação infantil no município de Caçador-SC”, sob orientação da professora mestre Alesandra Perazzoli de Souza.

A acadêmica explica que o objetivo da ação foi orientar as crianças da educação infantil de forma lúdica, estimulando a adoção de melhores hábitos alimentares através de escolhas alimentares mais saudáveis, para que tenham uma vida mais saudável. “Espera-se, ainda, que essa ação tenha impacto na comunidade, uma vez que as crianças desempenham um papel fundamental na disseminação de informações, levando para casa os novos aprendizados, que têm potencial para se replicar no núcleo familiar e na própria comunidade”, explica Isabela.

A acadêmica desenvolveu a ação por meio de uma contação de histórias sobre alimentação saudável, utilizando o livro “João e Maria no mundo dos alimentos”. O livro foi produto de um Projeto Integrador desenvolvido no Núcleo Comum da Saúde pelas acadêmicas Marina Lurdes Zir, Melissa Tomazini Tavares, Naiana Marques dos Santos, Nicole Ferreira Fernandes e Pietra Abreu de Oliveira, também sob a orientação da professora mestre Alesandra Perazzoli de Souza em 2021.

A contação de histórias aconteceu em forma de roda de conversa, e à medida que a história se desenrolava, os alimentos protagonistas (brócolis, cenoura e laranja) foram apresentados às crianças para que pudessem conhecê-los, sentir o cheiro e a textura de cada um.

Além disso, foi entregue um panfleto para ser anexado à agenda dos alunos, com o intuito de conscientizar os pais sobre os malefícios da obesidade e os riscos à saúde das crianças.
Como ação adicional, foram desenvolvidos uma série de posts educativos relacionados a essa temática, que serão publicados nas redes sociais da acadêmica, da escola, da Secretaria Municipal de Educação e da Uniarp.

“Este projeto é uma verdadeira demonstração de como a educação alimentar desde a infância desempenha um papel essencial na formação de escolhas conscientes e saudáveis ao longo de toda a vida. É como plantar as sementes de um futuro vibrante e cheio de vitalidade. Investir com todo o coração na educação alimentar infantil, permite que as crianças se apaixonem pelos alimentos e compreendam suas propriedades, é uma estratégia de valor inestimável. Estamos moldando um futuro no qual a saúde é o fator principal e tudo começa com os primeiros passos”, relata a acadêmica.

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também