Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaGovernador estará em Caçador nesta quarta (10) e outras notas
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Governador estará em Caçador nesta quarta (10) e outras notas

Veja também sobre as movimentações dos partidos: em Caçador o PSB filia Javel Euriques e Vande do América, que são pré-candidatos a vereador e André Alves muda de partido de novo. Em Lebon Régis, um pequeno tsunami bagunçou totalmente o cenário político com intensas mudanças partidárias

Leitos de UTI em Caçador

O governador Jorginho Mello (PL) e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, estarão em Caçador nesta quarta-feira (10). Acompanhados do diretor superintendente do Hospital Maicé,  Sérgio José Schmitz Júnior e da vice-presidente Irmã Maria Aparecida Tavares, eles participam do ato de anúncio da contratualização de oito novos leitos de UTI adultos na unidade hospitalar. A solenidade acontece às 10 horas, no Hospital.

Para garantir o pleno funcionamento dos leitos, o Estado vai custeá-los até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Será repassado R$1,2 mil por leito de UTI SUS vago ou não e, no caso do leito ocupado, o valor sobe para R$1,8 mil.  O Governador está fazendo um movimento para ter mais leitos de UTI do Estado, diante de críticas que vêm recebendo na área da saúde. Aqui, o Informe Caçador traz mais notícias sobre os novos leitos.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Mudanças em Lebon Régis

O tabuleiro político em Lebon Régis sofreu um pequeno tsunami durante a janela para mudança partidária. Através de manobra com a direção estadual do PSD, o prefeito Douglas Mello (PDT) conseguiu atrair a sigla para a sua base.

O movimento foi completo com a filiação do vereador André Bortolini, que estava no União Brasil e sinalizava adesão ao Partido Liberal, do professor Maurício. Com o movimento, o prefeito desarticulou tanto a frente oposicionista do PL, quanto o projeto de Duda Zanotto (União Brasil), que esperava construir uma candidatura a prefeito com o PSD como aliado.

Nos bastidores da prefeitura é certo que a vinda de Bortolini tem o objetivo de compor a chapa com o candidato governista Juliano Perego (MDB). A pergunta que não quer calar é o que vai acontecer com a vice Terezinha Ferlin Rizzo (PSDB) que estava sendo cotada para continuar como vice.

Vereador André Bortolini

Podemos

Como cada ação tem uma reação, o grupo político de Zanotto agiu rápido para abrigar seus aliados que estavam no PSD. As lideranças oposicionistas migraram para o Podemos, que estava no arco de apoio do governo e agora migrou para a oposição. Em Lebon Régis, política sempre tem o modo turbo.

PT fora

Com o ingresso de Bortolini no projeto governista, um nome muito alinhado à extrema-direta, o PT bateu o pé e disse que não vota no projeto desenhado pelo prefeito Douglas Mello. Assim, o PT decidiu deixar o Governo. Entregou as duas secretarias que ocupava (Bem Estar Social, com Nilce Dias Martins) e (Agricultura, com Leandro Medeiros).

Quatro candidatos

Agora o PT traça lançar candidatura a prefeito e o pré-candidato é o vereador Clovis Schregele, o Pena Branca.  Com isso o quadro atual em Lebon Régis é para quatro candidaturas: além do petista; o professor Maurício ou outro nome pelo PL; Juliano Perego (MDB) representando o prefeito Douglas e um quarto nome que será revelado através de uma pesquisa envolvendo o grupo político que une Marcelo Spautz (PP) e Duda Zanotto (União Brasil).

Vereador Clovis Schregele, o Pena Branca

Moeda de troca

Ainda sobre os movimentos em Lebon Régis, que são muito rápidos, quando o PT entregou as secretárias municipais, o prefeito Douglas Mello (PDT) já tratou de usá-las para atrair novos aliados. Ofereceu a Secretaria de Bem Estar Social para Rosane Souza, que é filiada ao rival PP e na última eleição municipal concorreu a vereadora e fez 118 votos, restando como suplente. Com o convite, ela deve abortar a candidatura neste ano e deixar o PP.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

O rei da indecisão

O comunicador André Alves já teria garantido o prêmio de rei da indecisão, se ele existisse. Alves planeja se candidatar a vereador neste ano. Ao ingressar no mundo político, ele optou em assinar ficha no PL, do prefeito Alencar Mendes. Porém, alguns dias depois, optou em ir para o PSD. Agora chega a informação que aos 45 minutos do segundo tempo do prazo legal para filiação partidária de pré-candidatos para as eleições deste ano, no final de semana passado, ele assinou ficha no MDB. Uma mudança de alinhamento político de 180 graus.

Tribuna do Javel na urna

O polêmico Javel Euriques, filho do saudoso advogado Jurandir Euriques vai se aventurar no meio político. Segundo o presidente do PSB, Osmar Barcaro, ele assinou ficha no PSB e é pré-candidato a vereador. Javel viraliza nas redes sociais através do Tribuna do Javel, onde posta fatos do cotidiano caçadorense e momentos da sua vida.

Assinatura de ficha no PSB

Suplente

Quem também assinou ficha no PSB, informa Barcaro, foi José Vanderley Pereira, o Vande do América. Ele concorreu a vereador na eleição passada pelo Partido Liberal e acabou como suplente com 421 votos.

Barcaro reforça a nominata do PSB

A vice

Quanto à construção da chapa da majoritária, o presidente Osmar Barcaro explica que as tratativas estão em andamento, com o pré-candidato a prefeito Imar Rocha e como prioridade para indicação de um vice do PT. Em última situação, caso não avancem os acordos, o PSB não descarta sair com chapa pura e tem dois nomes para a vice: o de Barcaro e do ex-vereador Fernando Scolaro.

Reunião

O União Brasil de Caçador tem uma reunião de alinhamento nesta noite de terça-feira (9). O objetivo é debater os cenários para as eleições deste ano e o fortalecimento interno da sigla.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também