A Federação das Indústrias (FIESC) lança neste mês de outubro novo posicionamento da educação profissional do SENAI. Com formações cada vez mais conectadas à indústria e foco na empregabilidade, a entidade reforça sua metodologia exclusiva baseada na prática, docentes com vivência na indústria e laboratórios e infraestrutura alinhados à indústria 4.0.
O posicionamento lança o slogan SENAI: formando quem forma a indústria, com peças de comunicação que destacam o desejo de crescer, que motiva as pessoas, e os diferenciais da formação do SENAI. “A educação profissional do SENAI tem o propósito de desenvolver carreiras, conectar profissionais à indústria, impulsionar negócios e melhorar a vida das pessoas. A indústria está no nosso DNA e é isso que nos diferencia. Queremos ampliar a oferta de profissionais habilitados nas tecnologias 4.0 e garantir aos egressos os elevados índices de empregabilidade que caracterizam a instituição”, reforça o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, lembrando que pesquisa divulgada a última semana mostra que nove em cada dez egressos do SENAI estão empregados.
A educação profissional do SENAI inclui a aprendizagem industrial, os cursos técnicos e profissionais (curta duração), além de educação corporativa (qualificação e aperfeiçoamento).
Na educação básica, a FIESC reposicionou a Escola SESI ao longo deste ano e consolidou sua integração à maior rede privada de educação básica do país – são mais de 400 escolas e meio milhão de estudantes. Sua proposta pedagógica inovadora, alinhada às diretrizes do novo ensino médio e baseada no movimento STEAM – ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, é evidenciada nas peças de comunicação que retratam estudantes dispostos a testar, experimentar e propor soluções. “A Escola SESI traz os cinco elementos do DNA STEAM: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Além disso, inspira os estudantes a se tornarem protagonistas das suas histórias, a realizarem seus próprios sonhos, por isso, estamos formando realizadores”, explica Pereira, sobre o slogan que traduz o novo posicionamento.
Uma das maiores novidades para 2024 é o início do ano letivo na Escola SESI instalada junto ao Moinho Joinville. A nova edificação conta com 24,5 mil metros quadrados de área construída, onde funcionarão os ensinos fundamental e médio, atividades de contraturno e itinerários formativos do novo ensino médio (STEAM e cursos técnicos).
Lages, Videira e São Bento do Sul ampliam a jornada do ensino fundamental até o 6º ano. Outra oferta que passa a ser implementada para estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental é o programa bilíngue, com aulas ministradas em inglês e foco em conversação.
As matrículas para 2024 já podem ser feitas clicando aqui.