Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
InícioCultura e LazerAtriz Vanderleia Will leva dois espetáculos gratuitos para 7 cidades de SC

Atriz Vanderleia Will leva dois espetáculos gratuitos para 7 cidades de SC

Projeto da Cia Pé de Vento Teatro, traz alegria e diversão neste feriado de finados para a cidade de Caçador. Serão dois espetáculos teatrais e mais uma oficina de comicidade

Em comemoração aos 25 anos de existência da Cia Pé de Vento Teatro, a atriz Vanderleia Will está percorrendo sete cidades de Santa Catarina apresentando os espetáculos ‘Dona Bilica – Naquele Tempo’ e ‘Desajustada’. Durante o projeto Circulando Por Santa Catarina – Turnê Cia Pé de Vento Teatro, será realizada também a oficina “Comicidade e Palhaçaria. Todas as atividades são gratuitas.

Segundo a atriz, até o dia 28 de novembro, vão ser realizadas 14 apresentações teatrais e sete oficinas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Rio do Sul, Lages, Concórdia e Caçador. A programação completa está no @pedeventoteatro.

“O objetivo da iniciativa, que é voltada para escolas, universidades, instituições e público em geral, é o incentivo à democratização e o acesso à arte e à cultura. Bem como, promover a divulgação do teatro como ferramenta de inserção e inclusão social e desenvolvimento da cultura de um povo”, destaca Vanderleia.

Viabilizado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto tem como incentivadoras as empresas Tigre e Urbano Alimentos e apoio institucional do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH).

Sobre os espetáculos

Em ‘Dona Bilica – Naquele Tempo’, a Dona Bilica abre as portas de sua casa para contar como era viver ‘Naquele Tempo’. Entre rezas e cantorias, ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. Sempre com seu humor muito peculiar, Dona Bilica nos lembra de costumes perdidos na memória de uma cidade em constante transformação. O espetáculo tem duração de 1h15min e a classificação etária é de 12 anos.

Já ‘Desajustada’ segue a linha do humor sem palavras e é um desdobramento das pesquisas desenvolvidas pela atriz desde 2003 com o espetáculo ‘De Malas Prontas’. Vanderleia explica que o espetáculo busca retratar a sensação de desajuste, de inadequação, que muitas mulheres já experimentaram e ainda experimentam na vida, por conta de cobranças já arraigadas na sociedade.

Com uma capacidade extremamente sensível e com muita apropriação ancorada em pesquisas, mágicas, gags e palhaçaria, a atriz consegue produzir um enredo que nos faz refletir sobre como as estruturas patriarcais podem aprisionar o corpo, a fala e os destinos das mulheres. Ao final da apresentação é realizado um bate-papo para falar do processo de criação do espetáculo que marca o encontro de Vanderleia com a diretora Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro de Campinas/SP e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista provocadora. A apresentação dura 50 min e a classificação etária é de 14 anos.

Oficina gratuita

Ainda dentro do projeto, Vanderleia vai ministrar a oficina Comicidade e Palhaçaria. Direcionada para artistas da cena em geral – atrizes, atores, palhaços, artistas circenses e qualquer pessoa interessada na arte da palhaçaria, a oficina busca potencializar a comicidade física, valorizar suas características físicas, manias, tics, habilidades, e virtuosismos, para a construção de um palhaço único e verdadeiro.

“Através de jogos de improvisação a oficina irá estimular a entrega com liberdade e a confiança de estar no palco. Técnicas de comicidade, conexão com a plateia, o que é tempo cômico, quando triangular, quando dar o foco, ritmo e presença, são temas do encontro”, explica Vanderleia.

A oficina tem classificação etária de 18 anos e os interessados devem se inscrever no e-mail ciapedevento@gmail.com.

Sobre a atriz Vanderleia Will

Atriz, palhaça, comediante e produtora da Cia Pé de Vento Teatro de Florianópolis/SC. Formada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participa de diversos festivais e projetos com seu repertório de espetáculos. Idealizou e realizou projetos importantes com foco na valorização do ofício do palhaço no Brasil. Dentre eles estão a ‘Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica’, o ‘Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina’, o espetáculo ‘De Malas Prontas’ e o espaço cultural Circo da Dona Bilica.

CAÇADOR
04 de novembro – sabado – 9h as 12h e 13h as 17h
OFICINA COMICIDADE E PALHAÇARIA
Classificação etária: 18 anos. Direcionada para artistas da cena em geral, atrizes, atores, palhaços, artistas circenses e qualquer pessoa interessada na arte da palhaçaria.
Local: Estação Cultural
Gratuito
04 de novembro – sabado – 19h
“DESAJUSTADA”
Local: Auditório Camara Municipal
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
Gratuito

05 de novembro – domingo – 17h
“DONA BILICA NAQUELE TEMPO”
Local: Auditório Camara Municipal
Duração: 1h15minutos
Classificação etária: 12 anos.
Gratuito

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também