Hoje é domingo, 14 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioDestaqueSindicato da Indústria da Madeira de Caçador celebra 40 anos apoiando o...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador celebra 40 anos apoiando o desenvolvimento regional

O sindicato foi fundado como Associação Profissional das Indústrias de Carpintarias, Marcenarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Caçador

O Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (Simca) celebrou dia 02 de março, 40 anos de fundação. O sindicato foi fundado como Associação Profissional das Indústrias de Carpintarias, Marcenarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Caçador.

O primeiro presidente foi Gilberto Seleme, atual 1º vice-presidente da FIESC. Também integraram a primeira diretoria do Sindicato: Maurício Carlos Zandavalli, Maurício Grando, Milton Buba, Lycurgo Faoro Coelho de Souza, José Adami Neto, Maurício Busatto, Autemar Moro, Reinaldo Salamoni, Romário Coas, Renato Timm Marins, Onélio Menta e Dorvalino Pereira.
“O Sindicato despertou o associativismo na época e garantiu a oportunidade de mostrar a força e o potencial da indústria de Caçador na capital, possibilitando a vinda de recursos, de ações para o desenvolvimento da cidade”, explica Seleme.

Segundo ele, a atuação do sindicato foi fortemente influenciada pela Associação Empresarial, seguindo o mesmo modelo. Gilberto recorda ainda, que a sugestão para a criação do sindicato foi da professora e advogada Terezinha Garcia, na época, professora de Gilberto e de outros empresários, na Universidade. E também do ex-vereador Alcebíades Cordeiro da Silva, o Carazinho, que atuou como coordenador do SESI em Caçador de 1968 até 1998.

A frente do Sindicato da Madeira, Gilberto Seleme iniciou sua trajetória de sucesso na FIESC. “Há 40 anos o Sindicato segue auxiliando a indústria em suas demandas e desde o início ajudando no desenvolvimento de Caçador. Com a FIESC e o Sindicato, foi possível ter aqui o complexo do SESI, além do supermercado do SESI, que foi um grande marco na época de inflação descontrolada e ajudou a comunidade. Também cito a farmácia do SESI que foi um diferencial”, destaca.

O Sindicato da Indústria da Madeira congrega hoje 30 empresas. As empresas filiadas ao SIMCA empregam cerca de 7 mil pessoas.

O presidente do Sindicato, Aurélio De Bortolo destaca que várias ações estão acontecendo para auxiliar as indústrias e para aproximar o setor de base florestal da comunidade. “Esse aniversário de 40 anos do Sindicato da Indústria da Madeira é muito especial e marca um momento único de intensa transformação e muita reinvenção, com ações em prol da qualificação, parcerias para fortalecer o setor de base florestal e, o mais importante, zelando pelo desenvolvimento das indústrias e da comunidade. O Simca vem se destacado no cumprimento de sua missão, cumprindo o seu papel de representação e ampla atuação. O sindicato agradece a todos, que ao longo dos anos tem acreditado e colaborado com sua história”, comenta.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Entre as atuações do Simca, destaque para o trabalho de controle da vespa da madeira, uma ação permanente que beneficia as empresas associadas, e ainda outras de toda a região, além de pessoas físicas proprietárias de reflorestamentos, abrangendo uma área de 45 mil hectares.

Em agosto de 2023 foi realizado um Dia de Campo em parceria com Cidasc, a empresa Juliana Florestal Ltda. e o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador. O evento apresentou uma série de discussões abrangendo tópicos como a biologia da vespa, métodos de monitoramento e técnicas de erradicação. Um workshop prático permitiu aos participantes aprender a identificar ataques e aplicar medidas preventivas.

Outra ação de destaque do Sindicato é sua participação no Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM) que visa contribuir com o desenvolvimento do segmento, com atuação na elevação da escolaridade básica, qualificação profissional e fortalecimento da indústria madeireira.

E dentro do TEM, o Simca participou da ExpoCaçador88, montando um espaço exclusivo para a indústria madeireira que apresentou o processo de industrialização da madeira, desde a plantação da árvore, até o produto final. O estande da madeira foi um dos destaques da Expo em 2022. E a participação vai se repetir na ExpoCaçador90, de 22 a 25 de março no Parque das Araucárias.

O Sindicato também foi o responsável pela restauração dos dois vagões da Maria Fumaça, ao lado do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado. A revitalização foi realizada pelo Sindicato da Madeira, através do programa Adote um Bem, sob autorização da Prefeitura de Caçador, além da parceria com a empresa Frame, que produziu as portas e janelas, seguindo as plantas originais. A iniciativa também integra o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM).

Outro ponto de grande atuação do Sindicato ao longo dos anos foi o incentivo e apoio na qualificação da mão-de-obra, por meio de parcerias. O Sindicato recebeu o Mérito Sindical da FIESC em 2012 e em 2017.

Ação inédita: SC consegue primeira liminar do Brasil contra aplicação da NR-12
Em 2014, o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador obteve liminar na Vara do Trabalho de Caçador assegurando a aplicação da Norma Regulamentadora 12 (NR-12) vigente até 24/12/2010 para máquinas e equipamentos adquiridos até aquela data. A decisão emitida pelo juiz Etelvino Baron estabeleceu que equipamentos obtidos após 2010 devem seguir os preceitos da nova redação do regulamento. A liminar, primeira do país em relação à aplicação da norma, beneficiou as indústrias associadas ao Sindicato. A ação foi impetrada com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Diretoria do Simca gestão 2023/2026:
Presidente: Aurélio De Bortolo
Vice-presidente: Alexandre Eugenio Busato
1ª secretária: Lire Tesser
2ª secretária: Viviane Caramori Mendes
1ª tesoureira: Márcia Machiavalli
2º tesoureiro: João Tobias Vieira
Conselho Fiscal: Roberto Frey, Evandro Zandavali e Albert Reichert
Suplentes: Luiz Antonio dos Santos, Vitor Hugo Balvedi e Moacir José Salamoni
Delegados: Gilberto Seleme e Auri Marcel Baú
Suplentes: Ilton Paschoal Rotta e Leonir Tesser.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também