A composição foi restaurada através do programa Adote um Bem, onde empresas e pessoas físicas podem auxiliar a Prefeitura na revitalização ou manutenção de espaços e construções públicas.
Inúmeros voluntários e empresas contribuíram com a recuperação do trem, seguindo as plantas originais e preservando as características históricas. Foram diversos finais de semanas e feriados trabalhados no projeto, para que agora, ele tenha condições necessárias de visitações e desenvolvimentos de atividades.
“Nós conseguimos revitalizar esse espaço graças ao empenho e dedicação de cada voluntário e parceiro, que embarcaram nessa história e tornaram esse sonho possível. Esperamos agora que o espaço seja muito bem utilizado”, afirma o presidente do Sindicato da Madeira e Caçador (SIMCA), Aurélio de Bortolo.
Os projetos culturais e educacionais desenvolvidos no local, assim como a possibilidade de agendamento das visitações, serão divulgados nos próximos dias.
“A Prefeitura parabeniza e agradece a iniciativa de adoção desse patrimônio público e principalmente, a valorização histórica do município que foi realizada através deste trabalho. Caçador conta agora com mais um espaço cultural e turístico de qualidade”, finalizou diretora do Museu do Contestado, Letíssia Crestani.