Hoje é domingo, 14 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaMoacir D’Agostini é o fato novo; Fically tem respaldo estadual e outras...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Moacir D’Agostini é o fato novo; Fically tem respaldo estadual e outras notas

O vereador Moacir D'Agostini, que estava inelegível, conseguiu uma brecha na Justiça Eleitoral para se candidatar e revela qual cargo não pretende disputar neste ano; enquanto isso a candidatura a prefeito de Fically cresce com respaldo no Estado

Fically tem respaldo estadual

O presidente da Câmara, Itacir Fiorese, o Fically está com sua pré-candidatura a prefeito de Caçador mais que sacramentada. O projeto agora encontra apoio também na direção estadual do Progressistas. Recentemente o vereador esteve em encontro com lideranças do PP como o senador Esperidião Amin, que ratificaram o apoio ao projeto. Na foto ao lado de lideranças estaduais da sigla, além de Fically também a vereadora Lidiane Cattani e Alexandre Bragio.

Apócrifo

Por falar em Fically, parece que a turma está preocupada com sua candidatura a prefeito. Recentemente soltaram um meme por whatsapp tentando atingi-lo. Uma peça mais que ofensiva e com ataque pessoal, daqueles que nas antigas os jogadores políticos faziam através de folhetos apócrifos largados às escondidas nas ruas da cidade durante a madrugada. Tipo de ação que tem sempre o efeito contrário. É feita com o objetivo de enfraquecer o político, mas acaba fortalecendo. Passaram o vale direitinho!

Prazo

Definição importante dentro do Progressistas. A direção municipal estabeleceu até semana que vem para apresentação de novos nomes para disputar a vereador. A nominata está completa, inclusive sobrando um nome, mas não está fechada. Vencido o prazo para novos nomes, será definida a nominata final para a disputa.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Moacir D’Agostini é o fato novo

Como adiantei em uma coluna, na semana passada, se confirmou a informação e a eleição em Caçador tem um fato novo. O vereador Moacir D’Agostini (União Brasil) que estava com o nome inelegível, portanto fora da disputa deste ano, conseguiu uma brecha na Justiça Eleitoral e está apto para o pleito.

Basicamente o problema jurídico de Moacir residia na sua prestação de contas da eleição passada. Pequenos detalhes e omissões na prestação de contas fizeram com que a Justiça Eleitoral não reconhecesse sua entrega aqui em Caçador. O advogado do partido dormiu no ponto e não foi feita defesa, sendo julgado o candidato sem prestação de contas.

O vereador conseguiu recorrer e no TRE teve sua prestação de contas aceita. Uma cautelar com efeito suspensivo (mais ou menos a manobra jurídica que trouxe o ex-prefeito Saulo Sperotto para o jogo na disputa do seu terceiro mandato) é o caminho que garante Moacir na urna em outubro.

Majoritária

Mas, a elegibilidade de Moacir D’Agostini não é o único fato novo. Talvez a maior novidade seja decisão pessoal de não concorrer mais a vereador. Moacir entende que fechou o ciclo no legislativo municipal. Pensa que é uma liderança jovem e o município precisa de novas lideranças e por isso pretende dar um passo à frente. “Estou à disposição do partido para concorrer na majoritária”, informa o vereador. Ele conta com o apoio irrestrito da cúpula estadual do União Brasil, representada pelo seu presidente, Fábio Schiochet e pelo ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro, que disputou a eleição estadual ano passado.

Lei do ex

Sobre essa intenção de Moacir D’Agostini de disputar a majoritária neste ano, é bom lembrar que quando o prefeito Alencar Mendes deixou o UB com destino ao PL, a direção estadual baixou uma normativa proibindo o partido de compor com o ex-filiado. Será que a lei do ex vai entrar em campo na eleição deste ano em Caçador?

Tucanou

Passarinho me contou que a ex-vereadora Cleo Figur deve assinar ficha no PSDB e disputará a eleição para vereadora.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Aproximação

Importante o movimento de alguns dirigentes do Governo do Estado que acamparam em Caçador nesta semana para conhecer mais sobre nossas demandas. Com a ausência de um deputado estadual Caçador ficou órfão de representação em Florianópolis para levar nossos pedidos. Estiveram em Caçador Marcelo Fett, secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Tarcísio Rosa, presidente da CELESC; João Paulo Kleinübing presidente do BRDE e Sheila Meirelles, presidente do IMA.

“Estradas estão um lixo”

Aliás, a estado deplorável de nossas rodovias chamou a atenção da comitiva do Governo do Estado. “Algumas das maiores empresas de transporte do Brasil estão em Caçador, onde as estrada são um lixo”, disse em palestra Marcelo Fett, secretário de Estado de Inovação e Tecnologia. Bem que o governador Jorginho Mello (PL) poderia dar uma passadinha também por Caçador para ver isso.

Secretário de Estado criticou as rodovias que passam por Caçador

Seleme na presidência da FIESC

O industrial caçadorense Gilberto Seleme está na presidência da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) no período de 18 a 25 de fevereiro de 2024, na ausência do presidente Mario Cezar de Aguiar que estará participando da missão do governo de SC aos Emirados Árabes Unidos.

Empresário, Gilberto Seleme

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também