Hoje é quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaMDB terá candidato; governador confirma agenda em Caçador e Fically consolidado
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

MDB terá candidato; governador confirma agenda em Caçador e Fically consolidado

O MDB tomou importante decisão nesta semana ao definir que terá candidato a prefeito de Caçador; veja também sobre a agenda do governador em Caçador na semana que vem e análise sobre o atual contexto político de Caçador

MDB terá candidato

O MDB começou se mexer com vistas as eleições. Uma reunião do comando do partido nesta quinta-feira (2) trouxe definições importantes. A primeira, e meio óbvia, é que não existe qualquer possibilidade de o partido coligar com o atual prefeito Alencar Mendes. A explicação é simples: não existe espaço para tantos partidos. É uma definição importante, especialmente porque algumas lideranças ainda trabalhavam por uma união de forças. Agora, com isso sepultado, o partido pode olhar para seu interior e definir um projeto decente para 2024.

Prazo para nomes

Outra definição relevante dentro do MDB é que aqueles que queiram disputar a prefeitura têm até o próximo sábado (11) para colocar seus nomes à disposição. Alguns nomes são sugeridos nos bastidores como dos vereadores Jhony Tibes de Souza e Márcio JF, além do ex-presidente da antiga Fatma, Carlos Kreuz. É importante que o partido avance nesse funil, para que o projeto tenha uma cara. Com as novas regras eleitorais, reduzindo o tempo de campanha, a pré-campanha começa um ano antes. Ou seja, já começou!

Jorginho, Alencar e o PL

Confirmada a vinda do governador Jorginho Mello (PL) pra Caçador na próxima quinta-feira (9) – a confirmação oficial veio nesta manhã de sábado e está ao final desta coluna – encerra a expectativa pelo principal lance na antevéspera das eleições municipais de 2024, que é a filiação do prefeito Alencar Mendes no PL. Além da agenda oficial, com protocolos no aeroporto e na prefeitura, Jorginho vai abonar a ficha de filiação do prefeito em ato com a participação dos demais partidos políticos coligados.

Alencar vai para a eleição com um governo discreto. Passado mais de um ano e meio desde que assumiu a prefeitura ainda não conseguiu imprimir sua marca na administração. O governo é capenga, com obras se arrastando como o Parque Linear e o Mercado Público. Sofreu com o revés da queda de arrecadação municipal nos últimos meses. Mas, ainda tem muito tempo para recuperar terreno no campo da gestão até a eleição.

Em compensação no campo político os ventos sopram a seu favor. Seus adversários sofrem da síndrome da letargia. Fora a CPI dos cargos na Câmara, são poucas as movimentações vindas da oposição. Amparado pelo ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB) que ainda acompanha os movimentos políticos, Alencar mantém seu grupo político unido. E é essa a meta. Sem dissidências Alencar é o franco favorito. O prefeito não precisa atrair mais apoios. Só não pode perder o que já tem.

Prefeito Alencar em recente conversa com o governador

Fically é a alternativa

O principal ponto negativo contra o projeto de reeleição do prefeito era seu desconhecimento perante o grande eleitorado. Até ano passado, nos bairros, principalmente, ninguém saiba quem era Alencar Mendes. Sem adversários, conseguiu avançar nesse ponto. Está bem mais conhecido.

Mas, neste encerramento de 2023 já tem adversário. Trata-se do presidente da Câmara, Itacir Fiorese, o Fically (PP), que está com seu nome na rua para se candidatar a prefeito ano que vem. Fically já é conhecido e tem um nome leve e aceitável. Isso já mostra resultado em levantamentos internos dos partidos.

Se a eleição fosse hoje, Alencar e Fically disputariam, com vantagem para Alencar, por ter um grupo político mais coeso. Mas Fically cresce na rejeição ao prefeito. Quem não quer Alencar já tem em quem votar: Fically.

União ou derrota

Para resumir bem o contexto político em Caçador, o cenário é muito simples. Existe um forte grupo político que governa a cidade há anos. E, existe quem está fora da mesa. Caso estes que estão fora do governo lancem candidaturas separadas, é muito provável a reeleição do prefeito. Mesmo que se unam, ainda assim o prefeito tem vantagem, mas, ao menos tem disputa.

Sozinhos

Lideranças do PP não querem coligar. Pregam por chapa pura. O nome de Fically está consolidado para a disputa. Problema é essa chapa pura. Praticamente inviabiliza suas possibilidades de disputa. “O problema é que quem a gente quer, não nos quer”, disse uma liderança se referindo ao MDB.

ABAIXO A CONFIRMAÇÃO OFICIAL DA VINDA DO GOVERNADOR, FEITA PELO PREFEITO ALENCAR NESTE SÁBADO (4):

Informação à imprensa
O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará em Caçador no próximo dia 9 de novembro.
O objetivo da visita é a entrega das obras de recuperação da pista do Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, que contou com importantes recursos provenientes do Governo do Estado.
O governador será recebido pelo prefeito Alencar Mendes e por diversas lideranças políticas e empresariais, inicialmente no próprio terminal do Aeroporto.
Convidamos aos amigos da imprensa para acompanharem esse importante evento para Caçador e nossa região.
Além da entrega, o Governador cumprirá compromissos com o setor empresarial.
Após os eventos oficiais, durante a noite, o governador prestigiará a filiação do prefeito Alencar Mendes ao seu partido, o PL.
Esse evento está programado para acontecer na Sede da Empresa Reunidas, a partir das 19h, contando com a presença de diversas lideranças políticas e partidárias de Caçador, da região e do Estado.
De igual forma, convidamos a imprensa para acompanhar e registrar também esse momento.
Muito obrigado e ótimo final de semana!

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também