A Câmara Municipal de Caçador aprovou na semana passada um pedido de providência de autoria do vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD) e destinado à secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, solicitando aprimoração na forma de retirada de medicamentos para pacientes da área da oncologia.
Jean explica que atualmente a autorização para a retirada dos medicamentos precisa ser renovada a cada 30 dias, ou seja, como a referência para Caçador é Joaçaba, os pacientes, mesmo debilitados, precisam se deslocar àquela cidade para retirar o medicamento. Até há algum tempo, o prazo era de 90 dias.
“Além do ônus financeiro que impõe aos municípios ao requerer a retirada dos medicamentos em cidades distantes, já que precisa movimentar a sua estrutura de veículos e servidores, também cria obstáculos significativos para os pacientes, que muitas vezes debilitados precisam fazer este deslocamento “, destaca.
Segundo o vereador, caso o paciente não consiga se deslocar até Joaçaba precisa fazer uma procuração no valor de R$ 7,00 para que outra pessoa vá até aquele município fazer a retirada do remédio. “É um custo para quem já está gastando com a doença, especialmente porque precisa fazer todo o mês. O nosso pedido é que, se não for possível a ampliação deste período, que seja disponibilizado o remédio no nosso município, pelo menos evita o sofrimento da viagem”, completa.
Jean solicita mudança na forma de retirada de medicamentos para paciente com câncer
Atualmente a autorização precisa ser renovada a cada 30 dias, e os pacientes, mesmo debilitados, precisam se deslocar até Joaçaba para retirar o medicamento