Os jovens talentos do Projeto Músicos do Contestado estiveram no sábado, dia 4 de novembro, em Matinhos no litoral do Paraná, para uma apresentação ao ar livre na Praça Central fazendo parte do evento “Banda Marcial Convida”. Ao todo, 55 músicos caçadorense compuseram a banda sinfônica para este evento.
A iniciativa foi do Departamento de Cultura da Prefeitura de Matinhos. O professor e maestro da Banda Marcial e Fanfarra Fenix, Lucas Vieira, foi quem fez o convite para que os caçadorenses estivessem na cidade. “Nossa Fanfarra está iniciando seus trabalhos como Banda Marcial e gostaríamos muito de ter este intercâmbio com projetos que tiveram sucesso e nada melhor do que trazer ao nosso município o Projeto Músicos do Contestado, que vejo como uma referência neste quesito”, disse Lucas.
A coordenadora de Cultura de Matinhos, Susan Renée Klein, declarou que foi uma honra receber a Banda Sinfônica do Projeto Músicos do Contestado.
“O concerto foi lindo não somente pela qualidade da execução do belo repertório, mas pela harmonia entre os músicos e também com o maestro. Percebendo a pouca idade de algumas crianças e dos juvenis, ordeiramente posicionados e com disciplina desempenhando seu importante papel individual e coletivo, vem a motivação ainda maior sobre fazer crescer projetos também em nosso município mesmo que em outras áreas artísticas”, ressalta.
Susan agradeceu a presença dos Músicos do Contestado. “Agradecemos mais uma vez pela simpatia e talentos trazidos 450 km distantes de nós e compartilhados com a plateia na noite do concerto e com os nossos músicos da Banda Marcial e da Fanfarra Municipais capitaneadas pelo nosso maestro Lucas Vieira. Desejamos que o tempo de caminhada de cada uma das crianças e jovens do Projeto Músicos do Contestado faça diferença em suas vidas para sempre”.
Para o maestro dos Músicos do Contestado, Marcos Arcari, estar em Matinhos foi reviver a primeira experiência de 2022, quando os jovens talentos de Caçador estiveram no litoral paranaense durante um festival.
“Matinhos é uma cidade muito querida pelos Músicos do Contestado pois na época foi a nossa primeira grande viagem de teste. Fomos muito bem acolhidos na época e agora não foi diferente, com uma receptividade muito boa do maestro Lucas e seus músicos, os profissionais da cultura como a coordenadora Susan e o público em geral que prestigiou as apresentações. Esse intercâmbio musical só vem a somar para o crescimento de nossos jovens músicos. Agradecemos desde já todo esse acolhimento e certamente iremos retornar, pois Matinhos respira cultura e música, assim como nosso projeto em Caçador, e isso é motivador para nossas crianças”, declarou Marcos Arcari.