Ginásio do Bello
Uma luta de anos parece se encaminhar para um desfecho positivo. O antigo Ginásio Estadual (Ney Douglas Bello), que recentemente passou a ser municipal, localizado no bairro Bello, em Caçador, será reformado para melhor atender a população.
De acordo com o vereador Jonatas Bainho (PL) o governador Jorginho Mello (PL) confirmou na semana passada que estará enviando recursos para modernização e reforma das instalações esportivas, a muito abandonadas.
O vereador reforçou que o resgate daquele espaço é uma luta antiga sua. Inclusive, quando foi secretário de Esportes, lutou para sua municipalização. Ele pontuou a importância de a pasta de Esportes ter um local apropriado para desenvolver suas atividades.
Arquivo Público
O governador Jorginho Mello também estará atendendo outro pedido do município que é o envio de recursos para implantação de um Arquivo Público Municipal, visto que o espaço atualmente é modesto e inadequado. O valor é na casa de um R$ 1 milhão.
Polícia Científica
Atendendo ao pedido do líder do prefeito, vereador Jonatas Bainho (PL) os vereadores acataram a inclusão do projeto de lei 06/2025 na Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira (14). A matéria autoriza o município de Caçador a firmar uma cessão de uso com o Estado de Santa Catarina, através da Polícia Científica para implementação do setor de Medicina Legal em Caçador.
Após a matéria ingressar na ordem do dia, os vereadores debateram e aprovaram o projeto. O vereador Fabiano Dobner (PL) disse que a conquista é uma vitória para Caçador. Já o vereador Rubiano Schmitz (PP) disse que é favorável ao projeto (mesmo que na sua opinião ele seja precário) e classificou como uma vergonha Caçador ainda não ter a estrutura adequada.
O vereador André Alves (MDB) também ponderou sobre a importância do espaço para a Polícia Científica e disse que na época que trabalhava na Rádio acompanhava a tristeza das famílias quando dependiam do serviço sempre moroso por ser feito em outro município.

Polícia Científica (II)
O espaço que será cedido para as atividades da Polícia Científica fica localizado aos fundos do prédio do antigo Hospital Jonas Ramos. O local já foi amplamente reformado na parceria da prefeitura com a Uniarp. Será utilizado para as atividades da Medicina Legal para perícia e necropsia e em casos não criminais, poderá também servir para aprendizado dos acadêmicos do curso de Medicina da Uniarp. Bom lembrar que é um espaço provisório.
Sede definitiva
Existe um projeto amplo para implantação de uma sede com caráter regional da Polícia Científica em Caçador. O Estado e o Município estão em tratativas para se encontrar um terreno adequado que possa ser cedido para o Estado para a implantação da estrutura. Por exigir uma grande movimentação de pessoas, o local deve ser o mais centralizado possível, o que dificulta a escolha do espaço.
Sede definitiva (II)
Uma sugestão defendida pelo prefeito Alencar Mendes (PL) é que se use o amplo espaço onde ficava a sede da antiga SDR, no bairro DER. Atualmente o local está sub-utilizado, apenas com o serviço de identidade e uma área ocupada pela Udesc e poderia muito bem sediar a Polícia Científica. O que poderia prejudicar a utilização é o fato de o local ter sido atingido por enchentes. Porém, obras feitas pela prefeitura naquela região resolveram esse problema. A proposta é boa, sobretudo porque o espaço já pertence ao Estado e só isso já adiantaria em muito a implantação da estrutura. As tratativas estão em andamento
Linha São Francisco
O vereador Amarildo Tessaro (PSDB) registrou que foi entregue na sexta-feira (11) a ordem de serviço para a empresa que será responsável em executar mais um trecho da Estrada da Linha São Francisco. Tessaro, que foi secretário de Infraestrutura até dezembro do ano passado, lembrou que a pavimentação da via está sendo executada em partes, com recursos de várias fontes como dos próprios vereadores que abriram mãos de recursos para esse fim; da administração municipal e de emendas do deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB).
O vereador ponderou que a primeira parte (de 1.9 quilômetro) foi feita com os recursos municipais e agora está sendo complementada a obra com a segunda emenda do deputado federal. Como são recursos do Governo Federal, a prefeitura não pode executar a obra e precisou licitar. Por esse motivo, demorou um pouco. “Mas, estamos há mais de três anos lutado por essa obra e agora é agradecer ao deputado Valdir Cobalchini. A comunidade agradece, bem como a essa Casa e à mão de obra da prefeitura”, ponderou.

Cobalchini encaminha recursos
A pavimentação da estrada da Linha São Francisco está sendo feita em etapas. Até o momento já foram asfaltados 2.400 metros. A atual etapa conta mais uma vez com recursos provenientes do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), desta vez na ordem de R$ 5,2 milhões, mais contrapartida da prefeitura. O valor será utilizado para pavimentação de mais 2.700 metros. A obra será executada pela empresa MineRocha, que tem o prazo de seis meses.
Vezaro assume
A Câmara de Caçador empossou nesta segunda-feira (14), pelo período de 90 dias, o suplente de vereador do MDB, Neri Vezaro, que ocupa a vaga do vereador Johny Marcos, em licença para tratamento de saúde após sofrer AVC. Vezaro já assumiu em outras oportunidades na condição de suplente e foi vereador nos mandatos 2002 a 2024, 2012 a 2016 e de 2017 a 2020. Ele atua na defesa da agricultura, das micro e pequenas empresas e do empreendedor individual, com ênfase à bandeira do associativismo.

Bolsa Família
O vereador Alcedir Ferlin (MDB) revelou que atualmente em torno de 3 mil famílias, que somam um público de cerca de 8 mil pessoas, recebem mensalmente o Bolsa Família, programa social do Governo Federal. O vereador analisa que existe a necessidade do programa, porém, entende que o benefício deveria ser apenas de curto prazo, até que a pessoa consiga uma colocação no mercado de trabalho. “Tem pessoas em idade produtiva no Bolsa Família, pessoas que têm condições de trabalhar”, pondera.
Já quanto ao BPC – Benefício de Prestação Continuada – por exemplo, o posicionamento do vereador é mais favorável, pois contempla um público acima de 60 anos, muitos sem condições de trabalhar.
Agora sim
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) Alexandre Schermach encaminha imagem do abrigo de ônibus na avenida Carlos Sperança, em frente ao INSS, onde foi implantado o platô de paver. O cruzamento está sendo amplamente revitalizado. Recentemente o abrigo de ônibus foi abordado nesta coluna, que recebeu foto de moradores que não conseguiam alcançar o assento para sentar enquanto aguardavam o ônibus. Com a implantação do platô, o solo foi elevado e o local ficou perfeito para usuários do transporte coletivo.
