O Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, recebeu na terça-feira, 18, um grande encontro para celebrar o Dia da República Italiana e os 150 anos de colonização italiana no Brasil.
A solenidade teve a presença da Cônsul-geral da Itália em Santa Catarina e no Paraná, Eugenia Berti, do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, do secretário de articulação internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner, e de representantes da comunidade italiana no Estado. Reconhecida por sua contribuição à música italiana no Brasil, a cantora Mafalda Minozzi fez uma apresentação especial.
Além disso, a Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) fez uma homenagem a Renato Timm Marins, com a entrega de um reconhecimento aos familiares do fundador e ex-presidente da entidade, já falecido.
Presidente da Câmara, Tullo Cavallazzi Filho destacou a importância de reconhecer e agradecer pelo legado de Renato Timm Marins. “Essa é uma forma de homenagear sua significativa contribuição para o fortalecimento dos laços entre Santa Catarina e a Itália. Ele contribuiu para essa aproximação não apenas quando falamos de questões comerciais, mas principalmente nos aspectos culturais e afetivos que ligam o estado ao País europeu”.