Hoje é sábado, 20 de julho de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioGeralPAEC: resgate e preservação da rica tradição das benzedeiras e benzedores

PAEC: resgate e preservação da rica tradição das benzedeiras e benzedores

A UNIARP, por meio do projeto PAEC: “Resgate e Preservação da Cultura das Benzedeiras e Benzedores de Caçador-SC”, está fazendo o resgate e a preservação da rica tradição das benzedeiras e benzedores, figuras centrais nas práticas de cura e espiritualidade da comunidade local

O projeto está sendo desenvolvido pela acadêmica do curso de Psicologia, Rafaela Salvalagio. A professora orientadora é Marissol Aparecida Zamboni.


Para capturar a essência e a história dessas práticas milenares, visitas de campo estão sendo realizadas em diversos pontos de Caçador. Estas visitas tem como propósito principal conhecer e catalogar as pessoas que continuam a utilizar e preservar essas práticas culturais, religiosas e místicas.


Na sequência do projeto, foram entrevistadas mais três benzedeiras que serão catalogadas junto ao grupo já existente que irá compor as atividades já presentes. Cerca de 40 cadastros já foram realizados.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp


O próximo passo do projeto envolve a criação do Mapa com a localização das benzedeiras e benzedores e a construção do canteiro Relógio Biológico das ervas medicinais.


A professora Marissol explica que o projeto não se limita apenas a documentar nomes e rituais, mas busca compreender profundamente a importância e a influência dessas tradições na vida contemporânea. “Das mudanças sociais e tecnológicas, a prática do benzimento ainda encontra um lugar significativo na vida das pessoas, mantendo-se relevante e respeitada”, comenta. “A UNIARP reafirma seu compromisso com a valorização da cultura local e com a preservação de um patrimônio imaterial que é essencial para a identidade da região de Caçador”, completa.

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também