Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioPolíticaComunidade apresenta propostas para melhorias nos serviços de saúde mental em Caçador

Comunidade apresenta propostas para melhorias nos serviços de saúde mental em Caçador

Debate aconteceu na noite de terça-feira (31) através das Comissões de Finanças e Saúde da Câmara de Vereadores

Mais de 20 propostas para melhorias nos serviços de saúde mental em Caçador foram sugeridas pela comunidade durante audiência pública realizada na noite de terça-feira (31), na Câmara Municipal. O debate foi promovido pelas Comissões de Finanças e Saúde da Casa, e presidido pelos presidentes Clayton Zanella e Fabiano Dobner, respectivamente.
Durante a Audiência, representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, bem como do curso de Psicologia da UNIARP puderam explanar sobre os serviços oferecidos, os atendimentos efetivados, os investimentos, a demanda reprimida e as estratégias para atendê-la.
Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Clayton Zanella, esta foi a primeira audiência da história do Legislativo caçadorense para tratar exclusivamente das políticas públicas de saúde mental e o resultado foi satisfatório. “É importante que este tema esteja no centro do debate haja vista a sua relevância cada vez maior na sociedade. Agora, com as sugestões coletadas, vamos elaborar um documento e, posteriormente, encaminhar aos responsáveis para que efetivamente coloque-as em prática”, destaca.
Para Fabiano Dobner, presidente da Comissão de Saúde, falar de saúde mental após o período da pandemia, quando os números de casos aumentaram, demonstra a preocupação dos vereadores em auxiliar a comunidade nestas demandas. “Ao promover o diálogo sobre saúde mental, podemos trabalhar juntos para construir uma sociedade mais saudável e solidária, onde todos tenham acesso a recursos e apoio adequados”, completa.
Dentre as informações apresentadas, a secretaria municipal de Saúde destacou dados expressivos sobre o atendimento em Caçador. De janeiro a setembro deste ano, o Município efetuou mais de 37 mil atendimentos em saúde mental. O maior número de atendimento aconteceu no CAPSad, CAPS II e nas próprias unidades básicas de saúde que oferecem os serviços voltados à saúde mental.
No entanto, apesar do grande número de atendimento, quase 20% das pessoas que agendaram o atendimento acabaram não comparecendo às consultas, sendo 1546 faltas dos 8086 agendamentos realizados no período descrito.
Ainda ficou demonstrado que a prevalência de depressão no Brasil está em torno de 15,5% da população. Segundo esta estimativa, somente em Caçador mais de 10 mil pessoas apresentariam necessidades de tratamento em saúde mental. Por isso, o grande desafio é ampliarmos os serviços para que as pessoas que necessitarem de atendimento possam tê-lo de forma rápida e eficaz.
Participaram do debate os secretários municipais Roberto Marton (saúde) e Isolete Farias (Assistência Social); Madaline Ficagna Roveda, Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIARP e Ana Cláudia Lawless – Coordenadora do Núcleo de Práticas em Psicologia da universidade; e Cláucia Comerlatto, Assessora da Secretaria de Educação, e Aline Rocha Almeida, Especialista em Assuntos Educacionais, representando o Programa Guarda Bem.
A mesa dos trabalhos também foi composta pelos vereadores Marcio Farrapo e Johny Marcos, integrantes das Comissões propositoras. Além deles, os vereadores Alcedir Ferlin e Almir Dias também se fizeram presentes. Os demais parlamentares justificaram ausências.

PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também