spot_img
Hoje é terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
spot_imgspot_img
InícioColunaNovo secretariado em Caçador terá posse oficial dia 1º de janeiro

Novo secretariado em Caçador terá posse oficial dia 1º de janeiro

Veja como estão se desenrolando as conversas para a divisão das secretarias entre os partidos que formam a coligação Alencar-Fically e o palpite de quem será contemplado entre as secretarias setoriais

O prefeito reeleito de Caçador, Alencar Mendes (PL) quer nomear o novo secretariado durante sua posse em primeiro de janeiro de 2025. Ele pretende dar simbolismo ao novo governo e transparência sobre sua nova equipe para a população.

A ideia é que após a solenidade de posse oficial na Câmara de Vereadores – quando os novos representantes do povo se reunirão para debater a futura Mesa Diretora – o staff do Poder Executivo se dirija até a prefeitura para a realização oficial da posse do novo secretariado. Na visão de Alencar, é importante marcar o momento de forma solene, respeitando o protocolo oficial.

Tratativas em banho-maria

Mas, para conseguir nomear seu secretariado primeiro o prefeito terá que se reunir com seu núcleo duro e os presidentes dos partidos coligados. A ideia era que assim que voltasse de férias, o prefeito se reunisse com os partidos para definir o espaço que cada um ocupará no futuro governo e a partir dai seguir para uma nova fase, quando serão indicados os nomes. Porém, essa primeira fase ainda não pode ser realizada. Muitos envolvidos, estão em viagem, alguns vereadores.

Farra das viagens

É importante pontuar a quantidade de vereadores em viagens “oficiais” após as eleições. Chama a atenção até vereadores, que não se reelegeram, e estão em viagem, participando de cursinhos de qualificação. Muitos cursos que poderiam ser realizados através da internet. Chega a ser um deboche com o pagador de imposto. Sem falar nos vereadores que se acham prefeitos e a cada semestre estão em Brasília. Dizem que vão à busca de verbas, como se hoje em dia não tivesse recurso tecnológico para enviar um pedido de emenda por e-mail ou até whatsapp.

Pré-candidatos

Está aberta a temporada de pré-campanha para o cargo de presidência da Câmara de Caçador a partir de janeiro do ano que vem. Dois vereadores já estão em campanha acentuada: Rubiano Schmitz (PP) e Johny Marcos (MDB).

Mandato dividido

Entre os vereadores da base está sendo traçada uma estratégia de dividir o comando da Câmara igualitariamente entre os partidos coligados com vereadores eleitos: PL-PP-PSDB e União Brasil. Existe até algumas teorias, entre elas, que o primeiro ano ficaria com o PSDB, seguido pelo PL, União e no último ano o PP. Seria uma espécie de hierarquia das urnas, e também seria justo, até porque o PP foi o último partido a ingressar na coligação.

Se isso se confirmar, até se arriscam os nomes dos futuros presidente. Pela seqüência: Almir Dias; Fabiano do Guincho, Clayton Zanella e no último ano Rubiano Schmitz. Mas, para isso acontecer alguns interesses terão que ser atendidos e muita saliva terá que ser gasta.

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Tucanos

À boca pequena, a informação é de que uma ala do PSDB vai buscar a contemplação ao partido de três secretarias: Educação, Desenvolvimento Econômico e Esporte. Esses tucanos ainda sonham com a contemplação de uma quarta, a de Governo, de cota do prefeito, pelos gestos praticados pelo vereador Amarildo Tessaro, que abriu mão da candidatura a vice em nome do ingresso do PP na coligação. A ver se isso prospera!

Uma ala

O problema é que essa conta dos tucanos é muito gulosa. É bom lembrar que o rateio das secretarias será feito pela ordem de escolha a começar pelas quatro maiores secretarias setoriais: Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, onde cada um dos quatro partidos com vereador escolhe uma delas. Como poderia o PSDB ter duas? Em seguida os partidos escolherão as demais secretarias com menor estrutura, porém, os partidos ausentes na majoritária (PSDB e PP), com prioridade.

Outra ala

Já outra ala dos tucanos, especialmente vereadores, prefere que o partido escolha como prioridade a Infraestrutura, ao invés da Educação. É lógico que vereadores focam no retorno rápido de indicações suas na área, como lombada, tapa-buracos em vias etc.

Sem definição

Oficialmente, o presidente do PSDB, Arnaldo Bertotto, não confirma quais as secretarias o partido deverá buscar para indicação do secretário. Ele explica que estão sendo realizadas reuniões com os vereadores e demais lideranças e que essa definição deverá ficar para os próximos dias.

Saúde e Infra

Tendência é que a secretaria de Saúde de Caçador vá para as mãos do PP ou do União Brasil. A incógnita é a secretaria de Infraestrutura, que deverá sair do PSDB. Como União Brasil tem preferência na escolha (em relação ao PP), será ele a resolver esse dilema.

Quadros

O presidente do PP, Alexandre Braggio preferiu não informar sobre quais secretarias o partido pretende buscar para indicação. Ele disse que deverá ter uma reunião semana que vem entre os dirigentes para avançar no tema, mas a ideia é que os partidos busquem espaços onde possam indicar quadros à altura para tocar os serviços públicos. “Não tem como confirmar nada ainda. Não foi feita escolha ainda. Teremos que ver dentro do PP nomes que se encaixem às funções”, disse.

Reunião

O presidente do União Brasil, Moacir D’Agostini (UB) também disse que o partido ainda não bateu o martelo em relação a espaços nos futuro governo. Ele informou que no dia 19 de novembro terá uma reunião entre os partidos e o núcleo duro do governo e até lá pretende ter um mapa melhor do desenho do futuro governo.

A divisão

Para explicar um pouquinho como se dará a formação do novo governo vamos a algumas informações. Os partidos escolherão secretarias (um de cada vez, alternadamente) divididas entre eles de acordo com a votação que tiveram para vereador nas urnas. Pela Ordem, escolhe primeiro o PSDB (que terá direito a três secretarias); seguido pelo PL, (que também terá direito a três pastas). Em seguida escolhem União Brasil e PP, por essa ordem, cada um com duas pastas.

Meu palpite

Seguindo essa ordem e levando em consideração as quatro secretarias setoriais vou arriscar aqui meu palpite de como serão as escolhas: PSDB escolhe primeiro e deverá ficar com a Educação. Em seguida PL escolherá Desenvolvimento Econômico e o União Brasil tende a ir para a Saúde, restando para o PP, Infraestrutura. As demais não vou arriscar o palpite. Se acertar essas já estarei feliz. Cobrem-me lá na frente!

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também