spot_img
Hoje é quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
spot_imgspot_img
InícioColunaCobalchini é destaque; Saulo homenageado e os primeiros nomes do Governo Alencar...

Cobalchini é destaque; Saulo homenageado e os primeiros nomes do Governo Alencar 2

Deputado caçadorense é o terceiro melhor avaliado entre os parlamentares catarinenses, é o primeiro de todo o MDB nacional e o 24º entre todos os 513 deputados federais. Veja também sobre a engenharia política que traz paz à formatação do Governo Alencar 2 e os nomes dos secretários municípios já confirmados

Se tem uma coisa que os 20.745 caçadorenses (98.124 catarinenses) que depositaram seu voto de confiança nas eleições de 2022 para eleger deputado federal, Valdir Cobalchini, não vão se arrepender, é da escolha. Por mais um ano o parlamentar fica entre os melhores políticos de Brasília.

E quem diz isso não é o “achismo” ou um desses prêmios picaretas que alguns políticos ou empresas compram para se promover. Quem referenda é o mais respeitado estudo técnico sobre o desempenho dos políticos, o Ranking dos Políticos (politicos.org.br), que é uma iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção.

O criterioso estudo colocou Cobalchini em 3º lugar entre os deputados federais de Santa Catarina e por isso nesta semana ele recebeu, em Brasília, o prêmio Excelência Parlamentar. O deputado caçadorense ficou atrás apenas de Carol De Toni (PL), que está em destaque neste ano ao presidir a poderosa Comissão de Constituição e Justiça  e também de Gilson Marques (Novo) que sempre tem um bom desempenho em suas avaliações. Carol foi a 1ª e Marques o 2º.

O desempenho de Cobalchini também servirá de espelho dentro do seu partido, pois ele ficou em primeiro lugar sendo o melhor avaliado entre os 43 deputados da bancada do MDB e se colocou na 24ª posição entre todos os 513 deputados federais. Veja mais sobre a premiação clicando aqui.

Trajetória focada em entregas

Quem acompanha a carreira política de Cobalchini, desde seu primeiro mandato como deputado estadual, sabe que esse prêmio Excelência Parlamentar que ele recebeu nessa semana não é um fato fora da curva e sim uma trivialidade dentro de sua trajetória. Desde seus tempos na Alesc e agora no Congresso Nacional o deputado sempre primou e zelou muito em exercer seu papel de representante do povo com maestria.

Você até pode discordar de algum posicionamento do deputado, ou de alguma votação, mas jamais poderá negar sua dedicação e sua entrega ao trabalho. Cobalchini preocupa-se dia e noite com a entrega, com o retorno de seu desempenho lá na ponta, na vida do cidadão. Tanto é prova disso que com a defesa das pautas municipalistas e conectadas com suas bases, conseguiu furar a bola das pautas identitárias, atualmente, amplamente defendidas por muitos parlamentares que gostam de lacrar na internet. O Ranking deixa isso bem claro!

Mais que a obrigação

O amigo leitor deve estar pensando, “mas o Cobalchini não fez mais que a obrigação”. Concordo! Mas nesses tempos da política onde uma lacrada na internet ou um discurso populista valem mais que defender pautas que realmente mudam a vida das pessoas, por mais antipopulares que as sejam, um político ser reconhecido por suas entregas e suas boas condutas merece ao menos algumas linhas positivas nos comentários políticos.

Que essa premiação sirva de alento para que o deputado mantenha-se firme focado no objetivo central da política que, basicamente, significa melhorar a vida das pessoas. Cobalchini fez “sua obrigação”, e fazer “sua obrigação” na política de hoje em dia é uma exceção.

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Saulo homenageado

Outro político que também recebe homenagem, não menos importante, nesta semana, é o ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB). Ele será agraciado pela Câmara de Vereadores de Caçador com o título de Cidadão Benemérito de Caçador. Uma justíssima homenagem ao homem que já entrou para a história da cidade governando-a por quatro mandatos. Saulo ainda é novo e se duvidar governa a cidade por mais alguns mandados ainda. A solenidade é às 19h30min desta sexta (6).

Ex-prefeito Saulo Sperotto

A engenharia para a paz reinar

Uma engenharia política foi a solução para trazer a paz ao ambiente de escolha do novo secretariado municipal do Governo Alencar 2. Existia fogo amigo incendiando a casinha do PSDB por conta do racha de dirigentes partidários. Parte dos tucanos queria a Secretaria de Educação e outra parte (a que saiu vitoriosa) escolheu a Secretaria de Infraestrutura como prioritária. Depois de muitas confabulações e conspirações prevaleceu a óbvio. Foi mantida a lista enviada pelo partido e assinada por todos os presidentes dos partidos coligados onde consta a Infra na lista dos tucanos.

A água para apagar o fogo na casa tucana veio de outra casa, também envolvida no incêndio, a do União Brasil, que manteve a tradição e ficou com a Educação. Porém, foi costurado um acordo apalavrado, onde o UB abriu mão da Secretaria de Esportes que passou a ser dos tucanos, que fecharam suas escolhas também com Infra e Agricultura.

Já o UB exerceu o poder de escolha que caberia aos tucanos nas secretarias que restaram: Bem Estar Social e IPASC. Assim, o UB usou esse poder de escolha e ficou com o Bem Estar Social e a paz se fez no horizonte do mundo alencarneano.

Por falar em Alencar, o partido do prefeito, o PL, ficou com a sobra, o IPASC, juntamente com o Desenvolvimento Econômico que já lhe pertencia da primeira rodada de escolha.

Educação

Ao passo que anda a construção do novo governo Alencar/Fically, alguns nomes de futuros secretários já começam vazar. Uma informação que já tinha, mas não a publiquei, foi adiantada através das redes sociais pelo jornalista Flávio Henrique dos Santos, nesta semana, com a indicação por parte do União Brasil do futuro Secretário Municipal de Educação. Segundo Flavinho, a pasta será comandada por Manoel Paiva que substituirá Lenira Carneiro. Neste ano Paiva foi o diretor da Escola Maria Luiz Barbosa. Seu nome teve o respaldo dos vereadores eleitos.

Paiva vai assumir a Secretaria de Educação

Saúde

Outro nome que já está definido no governo Alencar/Fically é do novo Secretário Municipal de Saúde. O Progressistas, partido que ficou com a secretária na divisão política, através de sua Executiva Municipal, respaldou o nome do presidente da sigla, Alexandre Braggio, prontamente acatado pelo prefeito Alencar.

Alexandre Braggio

Outros nomes

Em relação às demais secretarias, o prefeito Alencar Mendes (PL) já conta com listas de nomes para escolher os futuros titulares de cada pasta. A definição deve acontecer até dia 10, também conhecida como próxima semana. Os novos secretários terão cerca de 20 dias para realizar uma transição administrativa e assumirem definitivamente dia primeiro de janeiro.

Transição

O prefeito eleito de Timbó Grande, Ari Galeski (União Brasil) teve que recorrer ao Poder Judiciário para poder dar encaminhamento na transição administrativa no município. Ao que parece o atual prefeito Valdir Cardoso dos Santos não engoliu a derrota até agora e estava dificultando o início dos trabalhos de mudança do governo. Um mandado de segurança foi expedido para que a transição possa acontecer. Coisas da velha, antiquada e ultrapassada política.

Para ler as Colunas do Adriano entre no grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Leia Também