O ato de bravura do Guarda Municipal Ezequiel Colaço foi reconhecido pela Câmara Municipal de Caçador na noite desta segunda-feira (21). Uma moção de aplausos de autoria do vereador Paulo Nazário (Soró) foi entregue ao servidor público, por ter salvado uma criança de 28 dias que se engasgou com leite.
O fato aconteceu no dia 10 de outubro enquanto Ezequiel e sua colega de Guarda, Marcieli Forgiarini, estavam a serviço próximo ao CAIC, no Bairro Martello. Eles foram surpreendidos por uma mulher que corria aflita em direção à viatura, segurando o bebê nos braços. Em meio ao desespero, a mãe relatou que seu recém-nascido estava engasgado.
“Diante da gravidade da situação, Ezequiel não hesitou e imediatamente aplicou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros fundamental para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgamento. Graças à sua rapidez, profissionalismo e conhecimento, ele conseguiu salvar a vida da criança”, destaca Soró.
Para o vereador, o ato de bravura é extensivo à GM Forgiarini, que simultaneamente, acionou o Corpo de Bombeiros Voluntários para dar suporte de emergência enquanto seu colega realizava o primeiro atendimento.
“É um orgulho reconhecer este ato de bravura e saber que a Guarda Municipal, além de todas as suas funções, também está nas ruas para ajudar a salvar vidas. Parabéns a estes servidores por cumprir com maestria o seu papel”, finaliza.
Ezequiel agradeceu a homenagem e estendeu o reconhecimento para toda a Guarda Municipal, sendo grato a Deus por estar no momento e local certo, e poder auxiliar a mãe em desespero ajudar a salvar a vida do bebê.