A UNIARP realizou dia 25 de novembro a abertura oficial da 19ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEDEPEX). Foram mais de mil trabalhos inscritos. São mais de 300 trabalhos finalistas que serão apresentados na arena. Na quarta, dia 27 de novembro, será a divulgação dos trabalhos premiados, com solenidade no Teatro da UNIARP.
O objetivo do SEDEPEX é promover a integração do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, com a socialização dos resultados finais ou parciais, de pesquisas inovadoras, pesquisas de iniciação científica, relatos de atividades extensionistas, trabalhos de conclusão de curso, projetos integradores e projetos de leituras interdisciplinares.
A palestra de abertura do 19º SEDEPEX foi ministrada pela professora Dra. Gisele Coelho Lopes, pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Na palestra, ela destacou a importância da extensão universitária para a universidade e para o desenvolvimento regional. Uma reflexão fundamental para entender como as ações extensionistas complementam o ensino e a pesquisa e também impactam positivamente na comunidade, contribuindo para o crescimento econômico, social e cultural da região.
A mesa de autoridades do evento teve a presença do reitor, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, vice-Reitor Acadêmico Dr. Joel Haroldo Baade, coordenadora Geral do SEDEPEX, professora Dra. Cristine Vanz Borges, coordenadora Geral da Graduação e membro da Comissão Organizadora do SEDEPEX, professora Mestra Talize Foppa, coordenadora da Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização da UNIARP e membro da Comissão Organizadora do SEDEPEX, professora Dra.Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e membro da Comissão Organizadora do SEDEPEX, professor Dr. Levi Hulse e a coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP, professora Mestra Rosana Rachinski D’Agostini.
SEDEPEX busca demonstrar e apontar as possíveis demandas da região
A professora Dra. Cristine Vanz Borges, coordenadora do evento explica que o conhecimento produzido em sala de aula, assim como a inovação por meio da pesquisa desenvolvida por professores e acadêmicos, resulta em benefícios levados à comunidade por meio de ações extensionistas. “Todas estas iniciativas fazem com que a rede de relacionamento acadêmico entre professores, pesquisadores e comunidade seja valorizada e ampliada”, destaca.
Segundo ela, ensino, pesquisa e extensão, agora ampliado pela inclusão da inovação — é essencial para o desenvolvimento da universidade e para a ampliação da rede de relacionamentos acadêmicos. “A união destes pilares nos permite formar profissionais altamente capacitados e cidadãos conscientes, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a valorização da diversidade”, encerra.