A situação atual dos patrimônios públicos, os desafios e as medidas para a preservação e conservação desses locais estarão no centro do debate que será promovido pela Câmara Municipal de Caçador na próxima terça-feira (11), às 19h30, durante audiência pública no Plenário Osvaldo José Gomez.
A discussão atende pedido de representantes do setor cultural que, recentemente, procuraram a Comissão de Educação e Cultura para solicitar o apoio do Legislativo em ações que inibam depredações do patrimônio público, tendo como pauta principal os vagões do trem Maria Fumaça, que recentemente foi restaurado pela iniciativa privada e já foi alvo de vândalos.
Segundo o presidente da Comissão de Educação e Cultura, Johny Marcos,
o objetivo é buscar ações coletivas, discutindo com o Conselho Municipal de Cultura, Poder Executivo, entidades interessadas e vereadores alternativas que promovam a conscientização da comunidade e formas de autuação aos infratores, responsabilizando-os pelos seus atos.
“Sabemos o quanto custa para manter estes locais em condições adequadas e o quanto se gasta para reparar estes atos de vandalismo, cada vez mais frequentes em nosso município. Por isso, atendendo à demanda trazida pelos representantes do Conselho e da Secretaria de Cultura, bem como do IPPUC, vamos buscar soluções para este problema recorrente”, completou Johny.