PP indica Fically vice de Alencar
Está batido o martelo, ao menos por parte do PP. O partido esteve reunido na noite desta segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores e decidiu compor com o grupo político do prefeito Alencar Mendes (PL) e indicar o presidente da Câmara, Itacir Fiorese, o Fically, como pré-candidato a vice-prefeito.
A deliberação agora será comunicada ao prefeito e demais partidos que compõem a coligação. O nome de Fically será apresentado ao conselho político, que vai decidir entre ele e as demais opções de composição da chapa. Lembrando que o PSDB, por exemplo, indicou os nomes do vereador Amarildo Tessaro e do ex-empresário Mauro Ceccatto.
O nome do progressista é bem visto por articulistas governistas, visto que acrescenta leveza e popularidade à chapa. Sem falar nas vantagens de tirar um concorrente no jogo, que disputa praticamente o mesmo voto, de direita. Diria que Fically já é o vice de Alencar, restando apenas oficializar nas convenções municipais.
Dia 25
Por falar em convenção municipal, a do PP está agendada para o dia 25 de julho, com início às 19h30min e com término às 21 horas. O edital assinado pelo presidente Alexandre Braggio está sendo publicado na imprensa local nesta quarta (17).
O retorno
Com a definição dentro do PP, sobre a majoritária, quem também define seu futuro político é o advogado Rubiano Schmitz, que vai disputar mais um mandato a vereador. Desnecessário dizer da importância de Schmitz voltar ao cenário político. É claro que eleição é eleição e ele precisa se eleger, mas, isso acontecendo ganha Caçador e ganha especialmente o debate de altíssimo nível na Câmara.
Convenção
O MDB já confirmou a data de sua convenção municipal que escolherá os nomes da nominata que vai às urnas neste ano. Será no próximo domingo (21), das 16 até as 18 horas, na Câmara Municipal de Caçador.
Candidato definido
Como o MDB já anunciou antecipadamente o nome do seu pré-candidato a prefeito que é o vereador Márcio JF, restará apenas sua homologação, bem como a definição sobre a nominata completa dos candidatos (as) a vereador (a). O partido mostra organização ao antecipar a convenção, que possibilita mais tempo para as questões burocráticas antes que a campanha inicie de fato, no dia 16 de agosto.
Vice
Nos bastidores é dada como certa a chapa encabeçada pelo MDB, tendo como vice o vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD). Ambos, inclusive, já participam de agendas conjuntas. Jean engrossa a coligação de oposição com o PSD. A coligação terá ainda o Podemos e espera pelo PDT, com conversas avançadas.
Jean raiz
Ainda na semana passada, após os rumores de divergência com o grupo político em torno do prefeito Alencar Mendes (PL), o vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD) fez questão de fazer gestos indicando o encaminhamento para a busca de espaços na majoritária.
Ele divulgou vídeos através de sua rede social ao lado do maior líder do PSD, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues e ao lado da presidente do Podemos, deputada estadual, Paulinha. Em ambos, as lideranças estaduais projetavam Jean para a disputa na majoritária.
O prefeito de Chapecó inclusive encheu o vereador de Caçador de elogios, dizendo ser preparado e qualificado. Fez uma ligação inclusive com a profissão do vereador, que é engenheiro agrônomo o chamando de “Jean raiz”, que defende o agro.
Estava escrito
É cedo ainda, precisa oficialização nas convenções municipais, mas está bem encaminhada a disputa que esta coluna antecipou que poderia se dar, com Ficcaly na vice de Alencar e Jean na vice de Márcio JF, com Imar e a vice do PT, professora Ilone Moriggi, correndo por fora. Quando quiserem ver o futuro da política local, por favor, consultem esse oráculo.
Leia abaixo a coluna quando antecipamos o quadro político que se desenha atualmente:
Presidência do MDB
Conforme antecipado por esta coluna, o deputado federal, Valdir Cobalchini assumiu a presidência estadual do MDB. A solenidade de transmissão do cargo ocorreu nesta segunda-feira (16) na sede social da AABB, em Florianópolis.
Cobalchini assume o comando repassado pelo também deputado federal, Carlos Chiodini, que se licencia do cargo para disputar a prefeitura de Itajaí. “Todo meu reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo meu antecessor e amigo Carlinhos”, disse Cobalchini durante a posse.
O deputado com base em Caçador ainda garantiu todo empenho para fortalecer as candidaturas do MDB em todo o Estado. “Assumo hoje, com muita honra e responsabilidade, a Presidência do MDB em Santa Catarina. Continuarei tendo como norte o trabalho incansável pelo desenvolvimento do nosso Estado, por meio do compromisso de ouvir as bases, dialogar com os cidadãos e construir pontes para um futuro melhor”, disse.
NOTÍCIAS POR WHATSAPP
Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp