Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaFically vice de Alencar e Jean vice de JF? Articulações para todos...

Fically vice de Alencar e Jean vice de JF? Articulações para todos os gostos em Caçador

Muitas conversas políticas em Caçador e tem articulação pra todo gosto. Há movimentos para Fically ser vice de Alencar, bem como para Jean Carlo ser vice de Márcio JF. Leia mais sobre os movimentos de pré-campanha na cidade

Gelo no sangue

O período pré-convenções partidárias municipais – que é quando os partidos oficializam as coligações e os nomes que concorrerão – costuma ser agitado nos bastidores. Neste ano, o período para as convenções será de 20 de julho a 5 de agosto. Portanto, os próximos dias serão de muito ‘gelo no sangue’ para quem joga o jogo da política.

Articulações

Em Caçador acontecem muitas conversas, praticamente de todo mundo com todo mundo. À mesa as mais mirabolantes hipóteses e propostas. Algumas até atraentes, outras, ofensivas. Do que ouvi, do que apurei, posso afirmar que existem dois cenários onde as placas tectônicas da política local podem se mover. Caso ambos aconteçam, saem fortalecidas as pré-candidaturas de Alencar Mendes (PL) e Márcio JF (MDB). Vamos aos fatos, abaixo:

Fically vice de Alencar

O primeiro fato relevante é a decisão do pré-candidato a prefeito Itacir Fiorese, o Fically, em declinar do projeto e oferecer-se a compor como vice na chapa do prefeito Alencar Mendes (PL). Em uma reunião um tanto quanto atrapalhada na semana passada essa proposta foi feita. O grupo de Alencar ouvir, mas desconversou e de prático ficou o convite para que o PP venha a compor a coligação do prefeito e lá na frente essa questão da vice seja melhor debatida.

Jean vice de JF

Como para cada ação gera uma reação, o vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD) não ficou nada satisfeito ao saber que não foi convidado para a reunião, chamada por Fically, que se diga de passagem. Jean ficou na bronca e ameaça deixar a coligação. Namora outro caminho, preferencialmente a composição como vice do candidato a prefeito do MDB. Nesta terça Jean teve uma reunião com o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, para tratar do assunto, mas nada vazou. Reservadamente disse que está aguardando respostas.

Não curtiu

Outra reação da movimentação de Fically foi do ex-vereador Rubiano Schmitz. Apesar de sequer fazer parte do Diretório ou Executiva do partido, Rubiano é voz forte entre os progressistas e não gostou nada da atravessada. Rubiano conta com Fically concorrendo para ajudar a fazer legenda, na busca de o partido fazer dois vereadores. Ele mesmo é candidato a vereador neste ano. Para ele, Fically ou é candidato a prefeito ou, caso o partido coligue oferecendo a vice, não seria Fically o indicado. Muitos enxergam que o próprio Rubiano quer ser o vice e por isso está se opondo à liderança de Fically dentro do partido.

Estadista

Algumas pessoas envolvidas com a política na cidade observam no Rubiano de hoje, aquele de alguns anos atrás. Aquela liderança mais combativa e até inquieta. Poucos enxergam a virtude na conciliação que lhe é peculiar, até por herança do próprio pai, o saudoso Antônio Schmitz.

O Schmitão foi temperamental em certa trajetória de sua vida pública, mas, em algum momento, assumiu um perfil mais conciliador. Tanto que foi um dos grandes fiadores daquela histórica coligação entre o PMDB do Menta e o PP do Reno Caramori e demais partidos de direita.

Talvez Rubiano tenha entrado nessa fase mais estadista, e talvez falte a alguns dirigentes esse olhar mais aprofundado sobre seus movimentos. Uma coisa é certa, Rubiano jamais se oporia a um bom projeto para a cidade. Estão lhe sussurrando aos ouvidos um A, enquanto, talvez, lhe apeteça ouvir um B.

Tessaro não é carta fora do baralho

Um dos principais postulantes a ser vice de Alencar Mendes (PL), o vereador Amarildo Tessaro (PSDB), garante que continua no páreo. Ele não abandonou o projeto de compor na Majoritária e vai seguir com a decisão até o último momento. Já lançou até seu principal escudeiro para concorrer a vereador no seu lugar.

Empresário

Outro postulante a vice do PSDB, o ex-empresário Mauro Ceccatto articula com contatos empresariais. Recentemente o prefeito Alencar Mendes foi chamado a uma reunião com o empresário Jovelci Gomes. A pauta? Mauro na vice. Será que prospera politicamente uma ideia que nasce assim?

Presidência

O presidente da Câmara, Itacir Fiorese, o Fically e o vereador Amarildo Tessaro (PSDB) acertaram os ponteiros e Tessaro deverá assumir a presidência da Câmara em julho. Terá seis meses de mandato.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Infantaria

Coligação que apoia o prefeito Alencar Mendes (PL) realizou na semana passada um evento de organização de pré-campanha com seus pré-candidatos a vereador (a). O plenário da Câmara de Vereadores ficou completamente lotado com pré-candidatos e apoiadores. A reunião mostrou a força que tem o atual grupo que governa Caçador. É uma infantaria que, se permanecer unida e motivada, é praticamente impossível de ser vencida.

Plenário da Câmara ficou lotado para o evento político

Estrelismo

Único ponto a se observar em eventos assim é o valor do tempo. Fazer as pessoas prestar atenção quando ficam cansadas de ouvir é quase impossível. O comunicador e amigo Denilson Araújo e o advogado Cláudio Fávero não largavam o microfone e quando as estrelas da noite, o ex-prefeito Saulo Sperotto e o prefeito Alencar foram falar, o público já estava cansado de ouvir, alguns até já tinham ido embora.

Cabo eleitoral

Se alguém tinha dúvidas, agora não restam mais. O prefeito Saulo está de corpo e alma engajado na pré-campanha do prefeito Alencar Mendes. É disparado o maior cabo eleitoral da campanha em Caçador neste ano. Para Alencar, um luxo tê-lo.

Saulo é o principal cabo eleitoral de Alencar

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também