Hoje é sábado, 13 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaDe Roberto Marton a Maria Helena... partidos apostam em novas e conhecidas...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

De Roberto Marton a Maria Helena… partidos apostam em novas e conhecidas caras

A eleição deste ano terá figuras conhecidas dos caçadorenses, mas sem experiência em política, disputando vagas na Câmara de Caçador. Mas, política é cruel e amarrar o voto é um mistério. Quais deles serão "votogênicos" o suficiente para entrar na cabeça dos eleitores e conseguir se eleger?

Secretário de Saúde é pré-candidato a vereador

Nos bastidores da política local é dada com certa a possibilidade de o secretário municipal de Saúde, Roberto Marton concorrer a vereador nas eleições deste ano. Como anunciado anteriormente por este colunista, nos próximos dias ele se afasta da pasta.

Roberto vai concorrer pelo PSD e tem fortes apoios para obter sucesso na disputa. Roberto foi uma descoberta do ex-prefeito Saulo Sperotto. Aportou em Caçador especialmente para ajudar na captação de recursos para a viabilização das melhorias no Aeroporto Municipal. Aos poucos foi aproveitado em várias outras frentes da prefeitura até assumir a Saúde neste mandato.

Como ponto negativo tem a falta de conexão com a cidade, dada sua recente mudança para Caçador. Porém, como é bem articulado conseguiu entrar em vários setores da sociedade e angariar apoios, além é claro da exposição que o cargo de Secretário de Saúde proporciona. É um forte candidato a uma das vagas.

Secretário Roberto

Pré-candidata

Está confirmada a pré-candidatura a vereadora da empresária Maria Helena, da Floricultura. Ele assina ficha no MDB e vai disputar na eleição deste ano. A confirmação é do presidente do partido, Johny Marcos Tibes de Souza.

Maria Helena é uma empresária muito atuante em Caçador

Está em todas

Maria Helena é um belo quadro e tem todos os ingredientes para fazer uma bela campanha. Representa vários segmentos e circula em inúmeras camadas da sociedade. Entre esses segmentos que ela está inserida, está o da causa animal.

Divisão de votos

Será na causa animal, que na eleição passada entregou uma excelente votação à vereadora Lidiane Cattani, que haverá uma significativa divisão de votos nessa eleição. Além da vereadora, também disputarão voto no setor Maria Helena e a advogada Silvane Panceri, que na eleição passada foi candidata a prefeita pelo MDB e agora vai disputar uma vaga na Câmara.

Votogênico

Quem acompanha minhas colunas políticas têm notado que tenho anunciado vários pré-candidatos a vereador (a). São novos nomes que nunca concorreram e significam o esforço dos partidos políticos em oferecer novas caras para a política, mas caras essas já bem conhecidas na cidade.

A lista é grande, vai desde o fotógrafo Jorge Tadeu e o empresário Alex Atollini no PL; o comunicador André Alves no PSD e Maria Helena, pelo MDB, além de Roberto Marton pelo PSD, que apesar de ser secretário municipal, nunca disputou uma eleição no município.

São figuras conhecidas, mas eleição é um universo paralelo e cruel. Poucos conseguem desvendar o que se passa na cabeça do eleitor. Muitas vezes o nome é excelente, agrega, mas não é “votogênico” como se costuma falar no meio político. É teflon e não adere votos. Somente em outubro saberemos quem desses nomes conseguiu se vender melhor e atrair votos a ponto de se eleger.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Vereadores discordam

Vereador do MDB, Johny Marcos Tibes de Souza discorda do meu comentário na coluna passada, quando ponderei que a comitiva de vereadores que foi à Florianópolis na semana passada, para cobrar melhorias nas rodovias da região, chegou atrasada, visto que no final de semana anterior o governador esteve em Caçador anunciando a revitalização da SC-350.

Vamos às ponderações do vereador, que liderou o movimento. “Equívoco seu: Estamos há dois meses mobilizados, quem marcou a agenda só agora foi o Estado. Não estamos atrasados, estamos fazendo nossa parte em cobrar. Aliás, a nossa pauta não é apenas a SC 350, são 6 pontos levantados e discutidos essa semana. Lembrando que o Jorginho prometeu a mesma coisa que havia prometido em novembro quando esteve no aeroporto… 10 dias as máquinas entravam na pista, bla, bla,bla…”, escreveu o vereador.

Já o vereador Alcedir Ferlin não aceitou a ilação de que a viagem teve como foco as diárias pagas pela Câmara, tendo a cobrança por melhorias nas rodovias, apenas como pano de fundo.

Filiação

Confirmada a filiação do ex-prefeito Imar Rocha no PSB (foto). A pré-candidatura a prefeito está sendo construída e caberá ao PT indicar o vice. Outros partidos também estão sendo procurados para ampliação do arco de alianças

Filiação no Ex-prefeito no PSB

Estratégia

O PSB também trabalha para formação de uma boa chapa de candidatos a vereador. Tenho pra mim que o PSB é um excelente espaço para se chegar a uma cadeira na Câmara. São vários os motivos, especialmente o fato de o partido ter um candidato a prefeito, puxando voto para a legenda. Também favorece concorrer pelo PSB por disputar em uma ala praticamente livre, concorrendo apenas com o PT, no campo de esquerda.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também