No ano letivo de 2024, acadêmicos do curso de Jornalismo da UNIARP estarão envolvidos em um projeto de extensão de podcast, ou seja, a produção de conteúdos em áudio, disponibilizados através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar.
A atividade conta com apoio do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), que é mantido pela UNIARP. Além disso, é uma das atividades desenvolvidas nos Projetos Integradores do curso.
NOTÍCIAS POR WHATSAPP
Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp
A produção de podcast proporciona o contato com a prática profissional, além de ser uma oportunidade para que profissionais e entidades da comunidade possam divulgar suas ações.
O projeto é coordenado pela professora Dra. Juciele Marta Baldissarelli e tem como acadêmica responsável, Celma Aparecida Rodrigues do Amaral. No entanto, todos os acadêmicos irão participar em diferentes edições do podcast.
O primeiro podcast gravado teve a participação da futura jornalista Zita Tramontina, que entrevistou o professor e dentista, Régis Fabiano Oliveira. Nos próximos dias, o curso de jornalismo vai promover um concurso para a escolha do nome do podcast e, posteriormente, disponibilizar as gravações para que possam ser ouvidas.
A iniciativa dos podcasts emerge da necessidade de proporcionar aos estudantes de jornalismo uma experiência prática e inovadora no âmbito da comunicação, explorando o potencial do podcast como meio de disseminação de conhecimento e fortalecimento da identidade institucional. A relevância do projeto reside na atualização constante dos métodos de comunicação dos acadêmicos do curso de jornalismo, sendo o podcast uma ferramenta eficaz para abordar temas acadêmicos e institucionais, promovendo o engajamento da comunidade acadêmica.
O formato de podcast se justifica pela sua acessibilidade, flexibilidade e capacidade de cativar a atenção do público-alvo, adaptando-se às rotinas dinâmicas dos acadêmicos. Além disso, a produção de conteúdo em áudio permite explorar a expressividade e criatividade dos participantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os acadêmicos do curso de jornalismo.