Lu Dias é a única mulher na disputa pela prefeitura
Única pré-candidata na disputa pela prefeitura de Caçador, a conselheira tutelar, Lu Dias (PDT) reforça que está firme na luta. Ela defende a participação da mulher na política. “A presença de mulheres na política promove um ambiente mais justo e igualitário”, diz, salientando que “a representatividade feminina no Poder Legislativo é de apenas 7% e no Poder Executivo é ainda menor”.
Na sua avaliação, fomentar a participação feminina na política é crucial para promover a igualdade de gêneros e garantir oportunidades equitativas. “É por isso que sou pré-candidata pelo PDT à Prefeita da cidade de Caçador, pois pretendemos oferecer um serviço público de qualidade, onde o respeito ao cidadão seja tratado como absoluta prioridade para que possa planejar a sua vida com estabilidade e com pleno acesso aos serviços públicos de qualidade”, pondera.
Lu Dias tem 39 anos e é graduada em Serviço Penal, Bacharel em Criminologia. Possui 18 pós-graduações nas áreas associadas ao Direito. Além de conselheira tutelar, também exerceu os cargos de Coordenadora do Programa de Atenção ao Idoso e a Atenção da Mulher.
Ronaldo Francisco é o novo Defensor Público-Geral
Foi publicada no Diário Oficial desta quita-feira (4) a nomeação do defensor público Ronaldo Francisco como novo Defensor Público-geral da Defensoria Pública de Santa Catarina para o biênio 2024-2026.
A nomeação ocorre após encontro entre Francisco e o governador Jorginho Mello (PL), nesta semana, onde o Chefe do Executivo adiantou que seguiria a lista tríplice.
O novo Defensor Público-Geral ficou na primeira colocação da eleição realizada no início de junho. Ele obteve 66 votos, seguido de Milton Muller Junior e Fernando Correa, ambos com 65 votos. Também se candidatou ao cargo o Defensor Público Valentim Hodecker Junior, que obteve 61 votos.
O ato oficial da posse deverá ocorrer após o retorno do governador de uma viagem à Europa, que será realizada nos próximos dias.
Passou por Caçador
Para quem não lembra, o novo Defensor Público-Geral, Ronaldo Francisco, teve passagem por Caçador, onde atuou no Ministério Público Federal (MPF) e lecionou na Uniarp. Sempre de trato simples e humilde, de Caçador, Ronaldo levou o carinho de muitos amigos e o gosto gastronômico pelo nosso xixo, sim o glorioso e queridinho de qualquer churrasquinho de final de semana, o xixo.
Cobalchini empenhado na campanha
O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) está empenhado com a eleição em Caçador. Não poderia ser diferente, na condição de maior liderança do partido na cidade, tem o dever de ajudar.
Para isso, escalou o seu time Série A para tocar a campanha do pré-candidato a prefeito do MDB, Márcio JF. Quem vai coordenar a campanha é o seu braço direito, Carlos Kreuz, assessorado pelo experiente marqueteiro Frutuoso de Oliveira.
Além disso, o deputado agiu politicamente para segurar algumas possíveis dissidências do partido.
Cobalchini empenhado na campanha (II)
E não tem nada de errado em o deputado federal agir politicamente na campanha de Caçador. É sua principal base eleitoral (ao lado de São Lourenço do Oeste e Florianópolis). O MDB fazer uma boa campanha na sua base eleitoral é o mínimo. Quem manja um pouco de política sabe que o político é medido por seus votos. E os votos nascem nas construções partidárias.
Sem falar que o deputado caçadorense deverá assumir a direção estadual do partido, no qual ocupa a vice-presidência. Isso acontecerá devido à provável licença do atual presidente, Carlos Chiodini, que deverá disputar a prefeitura de Itajaí.
Márcio e a pré-campanha
O pré-candidato Márcio JF está animado com a pré-campanha e envolvido na construção de conteúdos de mídia. Vem gravando vídeos e alinhando a estratégia, além, é claro, das agendas políticas.
Todos os levantamentos dos partidos políticos até este início de ano o mostravam como o pré-candidato a prefeito melhor posicionado dos nomes do MDB, mas ainda com números tímidos.
Com a oficialização do seu nome, e por ser o MDB disparado o maior partido de Caçador, é natural que sua avaliação cresça acentuadamente neste momento da pré-campanha. Vamos dizer que os cenários estão se ajustando. Daqui pra frente é construção e destruição.
Líder errado
Na coluna passada informei – com base em fala do vereador Jean Carlo Ribeiro em vídeo divulgado pela Câmara de Caçador – que o vereador Clayton Zanella assumiria em seu lugar a liderança do prefeito Alencar Mendes (PL). Mas, a informação estava errada. Ao que parece Clayton não quer ser o novo líder do governo, nem quer muito defendê-lo. A definição do novo líder ainda não saiu.
Acompanha
Puxadinho do PSD em nível estadual, o Podemos também deverá acompanhar a sigla parceira no apoio da pré-candidatura do MDB. Em Caçador o partido não tem lideranças de alto relevo, mas contribui com o que tem, especialmente algum tempo de rádio. Se bem que alguns pré-candidatos a vereador não gostaram nada da ideia.
NOTÍCIAS POR WHATSAPP – Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp