Os monitores, coordenados pela professora Me. Sandra Mara Bragagnolo, foram selecionados no processo seletivo que ocorreu em 2023. Todos os selecionados seguem trabalhando com as monitorias de Cálculo, Matemática, Química, Biologia, Linguagem e Comunicação e Metodologia científica e da pesquisa em 2024.
A professora Me. Mariluci Auerbach, coordenadora no Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico, explica que cada monitor, representante de sua respectiva área de conhecimento, tem papel fundamental na melhoria da progressão dos estudantes dentro de seus cursos. “Eles compartilham o que sabem e oferecem suporte em questões específicas relacionadas ao seu campo de estudo”, comenta.
A reunião teve como objetivo preparar os monitores para que, enquanto não começam as monitorias de ensino, eles atuem na Central de Atendimento e Suporte ao Aluno (CASA), no acolhimento aos calouros, apoiando-os em sua transição para a vida universitária. Entre as atividades planejadas, destaca-se a orientação com informações essenciais sobre a universidade, incluindo a localização dos setores administrativos, blocos universitários, acesso aos portais e outros serviços de apoio aos estudantes. “É essencial que os novos estudantes se sintam acolhidos e tenham acesso às informações necessárias para uma experiência universitária bem-sucedida”, ressaltou a coordenadora do Programa CASA, professora Me. Marissol Zamboni.
A professora Sandra, coordenadora do grupo, informa que, em breve, todos os coordenadores de curso passarão orientações a seus alunos sobre como agendar horários com os monitores, para tirar dúvidas e receber auxílio extra em suas disciplinas, reforçando o compromisso da universidade com o suporte ao aprendizado dos estudantes