Em uma coletiva de imprensa nesta tarde terça-feira (26), foi divulgado o trabalho de execução do projeto para a implantação da chamada Rodovia do Contestado.
A iniciativa está sendo capitaneada pela Acic, com apoio da Uniarp e forças políticas como o deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB).
Nesta terça, foi apresentado para a imprensa o trabalho que está sendo realizado por uma empresa de consultoria para elaborar o pré-projeto da pavimentação da via.
Pelo estudo técnico, a Rodovia do Contestado vai iniciar no km 17 da rodovia SC350 (entre Caçador e Calmon), passando por Timbo Grande até a BR-280, em Canoinhas. São 110 quilômetros de estrada de chão que pretende-se a pavimentação.
O presidente da Acic, José Tombini disse que a iniciativa é importante para trazer o desenvolvimento para a região.
O mesmo pensamento é do idealizador da iniciativa, o empresário Rodrigo Marins, que pensa que o asfalto é fundamental nessa região, decerta forma abandonada pelo Estado ao longo dos anos. O consultor de comunicação, Frutuoso Oliveira, disse que a pavimentação se justifica pelo aspecto social.
RODOVIA DO CONTESTADO: LIGANDO CAÇADOR, CALMON, TIMBÓ GRANDE E CANOINHAS
Um novo eixo para o desenvolvimento
Toda a grande região catarinense que inicia no município de Caçador indo em direção a Canoinhas, entre as BRs 116 e 153, constitui-se numa extensa área carente de desenvolvimento.
Diferente das demais regiões de Santa Catarina, apesar de sua riqueza natural, com grandes florestas e rios, seus moradores vivem numa linha muito distante de qualidade de vida se comparado aos do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
Nessa área estão municípios que figuram entre os de piores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado de Santa Catarina (IDH), como Calmon (292o), Lebon Régis (286o), Matos Costa (281o), Timbó Grande (279o) e Bela Vista do Toldo (264o), entre outros.
Entre tantas carências para desenvolver essa região está a infraestrutura rodoviária, já que uma rodovia federal da outra (BRs 116 e 153), estão a mais de 100 quilômetros de distância, e a distribuição de energia elétrica em alta tensão.
O que propormos é a construção de um eixo rodoviário, saindo de Caçador (na altura do Km 17 entre Caçador e Calmon), passando por Timbó Grande com destino a BR 280, próximo a Canoinhas, numa extensão de cerca de 110 quilômetros.