O primeiro encontro foi conduzido pelo assessor de desenvolvimento do cooperativismo, Neri Fabbris, que abordou temas como planejamento, orçamento e as estratégias necessárias para se ter uma boa condução financeira visando maior tranquilidade no futuro.
Ele explica que serão quatro etapas de capacitação com os estudantes caçadorenses, mesclando atividades teóricas e práticas. “Neste primeiro encontro o objetivo foi mostrar a eles o que é a educação financeira e como é importante planejar, conhecer nossos impulsos por compras e saber controlá-lo, assim como reconhecer as influências dos tempos atuais que nos instigam ao consumismo, muitas vezes exagerado, especialmente através das mídias. Além disso, frisamos que tudo na vida é questão de escolhas, e se eles querem planejar o futuro precisam ter esta consciência desde agora”, disse.
Neri explica que uma das tarefas que os mirins levaram para casa é debater com os pais ou responsáveis quais são as despesas fixas da família e como elas estão sendo geridas. Além disso, foram distribuídas seis histórias contendo fatos financeiros, e os jovens, em grupos, terão que apresentar soluções para os fatos narrados nas cartilhas e apresentar aos colegas nos próximos encontros.
No final da capacitação, os mirins serão certificados pela participação.