Hoje é domingo, 14 de abril de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaCobalchini propõe infra completa antes da pavimentação de ruas
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Cobalchini propõe infra completa antes da pavimentação de ruas

Ruas com infraestrutura

Na última sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aconteceu na tarde de terça (12), foi aprovado por unanimidade o relatório que estabelece a obrigatoriedade de redes subterrâneas (de drenagem, água e esgoto) antes da pavimentação das vias públicas. Este projeto, identificado pelo número 5858/2013, foi relatado pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB/SC) e representa um avanço significativo na gestão dos recursos públicos e na qualidade das obras de infraestrutura.

De acordo com o texto aprovado, todas as intervenções subterrâneas, incluindo drenagem pluvial, redes de água, esgoto, energia e fibra óptica, devem ser realizadas previamente à pavimentação das ruas. Essa medida visa evitar desperdícios financeiros e retrabalhos, garantindo que as obras sejam executadas de forma eficiente desde o início.

O projeto agora segue para as próximas etapas legislativas.

Cobalchini copia Imar

O projeto do deputado Cobalchini que garante a infraestrutura nas novas ruas é excelente porque garante cidades melhor planejadas. Com a proposta o deputado copia seu sogro, o ex-prefeito Imar Rocha que quando governou Caçador tomou medida semelhante.

Até então as imobiliárias simplesmente abriam ruas e vendiam lotes, sem nenhuma infraestrutura. Depois esse serviço ficava todo para a prefeitura. Imar mudou isso e a prefeitura passou a liberar apenas loteamentos com infraestrutura praticamente completa.  O projeto de Cobalchini é até mais completo, prevendo as intervenções subterrâneas, incluindo até com energia e fibra óptica.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Vigantti estará em Caçador para abonar ficha de Imar no PSB

O ex-prefeito Imar Rocha bateu o martelo e vai realmente deixar o MDB, depois de uma vida dedicada ao partido, para migrar para o PSB. Inconformado com a falta de decisão do MDB em relação à escolha do seu candidato a prefeito, Imar assina a ficha no PSB no próximo domingo (17). Sai do partido do seu coração para realizar o antigo desejo de disputar uma eleição a prefeito.

Para abonar a ficha do ilustre filiado estará em Caçador o presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, além de membros da direção estadual. O ato será realizado durante um café com política, às 9 horas no Hotel Kindermann.

O presidente municipal do PSB, Osmar Barcaro informa que no dia inicialmente será realizado uma reunião mais interna do partido e em seguida uma conversa com dirigentes partidários de outras siglas. O PSB tem uma aliança bem encaminhada com o PT, mas conversa com outros partidos como o PDT e o PP.

Dissidências

Nos bastidores é certo que o quase ex-filiado mais icônico do MDB deverá levar para o PSB uma série de emedebistas amigos seus. Cita-se como exemplos os ex-vereadores Fernando Scolaro e Newton Marçal Santos, além de outras lideranças.

Sai do MDB, mas não será candidato e fica sem filiação

O ex-vereador Flávio Henrique dos Santos também sai do MDB neste momento. “Tenho profunda admiração e gratidão pelo Imar e devo sair do MDB com ele, pela maneira desastrada que o partido vem sendo conduzido, por um pequeno grupo. Mas não serei candidato e pretendo ficar sem filiação partidária no momento”, explica Flavinho.

Campo de esquerda

O presidente do PSB, Osmar Barcaro, acredita que com esse reforço de lideranças, somado a legenda do candidato a prefeito será possível fazer ao menos um vereador e brigar pela segunda cadeira. Ele analisa que o PSB, assim como o PT, têm a seu favor um amplo universo de eleitores com tendência de esquerda. Na última eleição presidencial Lula fez em Caçador 16 mil votos, ou 40% dos votos. É bem inferior ao que fez Bolsonaro. Porém, na visão de Barcaro, a quantidade de pré-candidatos de esquerda será bem menor, cenário diferente no campo de direita.

Retorno

Os secretários, de Planejamento (Jean Carlo Ribeiro) e de Infraestrutura (Amarildo Tessaro) retornam à Câmara Municipal e assumem seus mandatos como vereadores no início de abril, como preconiza a lei eleitoral. O retorno de ambos deve ser já no dia primeiro de abril, uma segunda-feira. Jean vai buscar mais um mandato como vereador. Tessaro disputa a indicação como vice na chapa de Alencar Mendes.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Visita no Parque Linear

O presidente do Crea-SC, engenheiro Kita Xavier visitou na terça-feira (12), o trecho 1 do Parque Linear de Caçador. A obra tem como objetivo a integração da cidade, revitalização ambiental e recuperação histórica. Em fevereiro, o prefeito Alencar Mendes, entregou os trechos 2 e 3 da obra que está avaliada em 15 milhões, nos 5 trechos.

A construção é referência nacional, sendo Caçador a primeira cidade no Brasil a ter autorização pra construir em paralelo ao trilho. No trecho 1 está localizada a ponte de ferro, que revitalizada deverá se tornar um cartão postal da cidade. O trecho está sendo executado pela empresa Engemass Engenharia.

Acompanharam a visita técnica a eng. civil Carine Marcon, fiscal da obra pelo IPPUC e o presidente do instituto, Alexandre Schermach.  Também acompanharam o chefe de gabinete do Crea-SC, eng. agr. Felipe Penter, o Diretor Regional, eng. agr. Flávio Tadeu Carneiro, o coordenador adjunto do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (Adeac), eng. civil Eliakin Bueno de Souza e o ex-diretor regional, eng. agr. Evandro José Martins.

Visita aconteceu na terça-feira (12)

Visita institucional

Ainda em Caçador, o presidente do Crea-SC realizou uma reunião com o prefeito Alencar Mendes e o secretário de Agricultura, engenheiro, Luis Gustavo Forlin. Uma das pautas do encontro foi o início das tratativas para que Caçador adote o convênio do Programa de Conscientização à Acessibilidade do Conselho.

Visita na prefeitura de Caçador

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também