Hoje é sábado, 20 de julho de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioColunaÁlvaro Dourado se destaca na Mútua; Cobalchini explica porque não assinou impeachment...

Álvaro Dourado se destaca na Mútua; Cobalchini explica porque não assinou impeachment e outras notas

Veja nesta coluna sobre o sucesso que tem tudo para ser a ExpoCaçador dos 90 anos da cidade; o pré-candidato a vereador que mudou de partido duas vezes em um mês; a banca antivacina e o destaque de Álvaro Dourado que comanda a Mútua em SC além de outras notas

Brilho na Mútua

Álvaro Dourado, engenheiro agrônomo, tem se destacado como diretor geral da Mútua-SC  (Caixa de Assistência dos profissionais do Crea) desde o início do ano quando assumiu a função. Oriundo da Cidasc, com vasta experiência como diretor regional em Caçador, sua cidade natal, ele tem dedicado grande parte de seu tempo para atender às demandas dos colegas engenheiros na sede da instituição, em Florianópolis.

Seu dedicado trabalho reflete na oferta apoio financeira e facilitação de empréstimos, se dedica também a promover programas de capacitação, iniciativas de integração e networking, parcerias nas áreas de saúde, lazer e educação. Para ele, “A Mútua-SC está firmemente comprometida em fornecer soluções que atendam às necessidades específicas dos profissionais ligados ao Crea-SC. Nosso objetivo é fortalecer a engenharia e profissionais do Sistema Confea/Crea em Santa Catarina”.

Dupla que está no comando das ações de Crea e Mútua em SC

Álvaro desempenhou forte papel na garantia da reeleição do engenheiro Kita Xavier para o seu quarto mandato como presidente do Crea-SC. No pleito realizado em novembro, ele foi parte integrante do núcleo duro do Time Kita. A estreita relação de ambos fica evidenciada pela forte conexão entre essas duas instituições.  O resultado beneficia diretamente os engenheiros e a engenharia catarinense.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Uma Expo histórica

Caçador se prepara para sediar aquela que tem a expectativa de ser a maior festa do município de todos os tempos. Caçador será presenteado ao completar seus 90 anos com mais uma edição da ExpoCaçador, que acontece de dois em dois anos. A programação da festa está completa, com diversas atrações e uma ampla exposição mostrando a força de nossa economia.

ExpoCaçador tem tudo para ser um sucesso

Divulgando a festa

Uma prova de que a ExpoCaçador90 será um sucesso é a forte adesão de autoridades confirmando presença no evento. O governador Jorginho Mello (PL) e a vice-governadora Marilisa Boehm já confirmaram presença. Bem como deputados federais e até desembargadores. Entre os deputados estaduais o quórum é de ampla maioria da Alesc.

O prefeito Alencar Mendes (PL) esteve recentemente na Capital fazendo o convite e inclusive usou a tribuna para fazer o chamamento. “Hoje tivemos a oportunidade de entregar pessoalmente o convite da ExpoCaçador90, aos nossos deputados estaduais”, disse o prefeito. “A nossa ExpoCaçador, que  acontece de 22 a 25 de março, será a vitrine das potencialidades da indústria, comércio, prestação de serviços, agronegócio e do conhecimento de Caçador”, acrescentou.

Prefeito Alencar Mendes usando a tribuna da Alesc, em Florianópolis

Camarim

As atrações artísticas serão um ponto alto da ExpoCaçador, com nomes como de Ana Castela, sem sombras de dúvidas a cantora em maior evidência no cenário musical nacional. Aproveitar para parabenizar o prefeito Alencar Mendes que orientou a CCO da Festa para dar oportunidades a todos que desejarem ingressar no camarim da cantora. Devido à grande procura, especialmente por crianças, o prefeito decidiu fazer um sorteio público de 15 entradas. Tornou assim a concorrência justa e democrática.  Além de Ana Castela a festa terá também outros shows nacionais com Zé Neto e Cristiano; Jorge & Mateus e Capital Inicial, entre outras atrações para todos os públicos.

Mas já…

O comunicador André Alves (anunciei aqui há cerca de um mês que ele assinou ficha no PL e colocou o nome à disposição com pré-candidato a vereador) começou meio atrapalhado sua caminhada na política. Informação de bastidores que o pretenso político já mudou de partido. Migrou para o PSD nesta semana. Continua com a pré-candidatura a vereador e base do prefeito Alencar Mendes (PL).

Diárias

Significativos gastos com diárias por parte de um secretário municipal de Caçador, inclusive beneficiando a própria mulher, deverão vir à tona na semana que vem. Ao menos é o que sussurram as vozes maléficas dos bastidores.

Didático

Em entrevista à Jovem Pan, em Florianópolis, nesta sexta-feira (8), o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) foi didático ao explicar porque não assinou o pedido de impeachment do presidente Lula em função de suas falas em relação à Israel. Cobalchini inclusive recorreu ao conceituado jurista, que inclusive é bolsonarista, Miguel Reale. O juiz explicou que aqueles deputados que assinaram o pedido, caso ele avance para o plenário do Congresso, não poderão votar. “O deputado é um julgador do processo de impeachment, ele não pode ser o acusador”, explicou Cobalchini.

Para deixar mais claro, o processo judicial não começa pelo juiz, que dá a sentença. Em um processo de impeachment esse papel do juiz é do deputado. Por isso, ele é o último a se manifestar. Em relação ao pedido em tela, Cobalchini disse que caso tenha andamento, lá na frente, em plenário, ele dará seu voto. Voto esse que não revelou.

Deputado Cobalchini explicando porque não assinou pedido de impeachment

Óbvio

Trata-se de uma questão tão obvia essa do rito do impeachment que nem precisaria ser discutida, não fosse a loucura que se tornou a política nacional. Basta lembrar processos de cassação sofridos pelos ex-presidentes Collor de Mello ou Dilma Rousseff. Nos dois casos quem ingressou com o processo foram pessoas, inclusive desconhecidas do cenário político nacional. Coube aos deputados apenas votar se aceitavam ou não o pedido. Em ambos os casos a maioria aceitou e o resto da história todo mundo conhece.

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Bancada antivacina

A política está tão de ponta cabeça que Caçador tem até uma bancada antivacina, um movimento inimaginável antigamente. Os vereadores Moacir D’Agostini (UB), Johny Marcos (MDB) e Fabiano Dobner (PL) se manifestaram nesta semana contra a obrigatoriedade da vacina Covid-19, como requisito para matrícula na rede municipal de ensino.

Essa pauta é herança do governo Bolsonaro, quando o próprio presidente disseminou fake news contra a vacina, atrasou sua compra e foi responsável direto pela morte de milhares de brasileiros. É sempre bom lembrar que foi a vacina que nos tirou da pandemia mais rapidamente e nos devolveu a vida normal.

Eu e todos os amigos de nossa idade fomos criados sendo vacinados inclusive nos colégios, contra doenças que conseguimos erradicar por conta dessa proteção como sarampo, varíola e tantas outras.

Agora, um grupo antivacina faz barulho e tem quem escute. Sempre bom lembrar que se tem político antivacina é porque tem eleitores que o cobram por essa postura.

Vereadores antivacina da Covid em Caçador

Demagogia

O mais cômico é ver liderança bolsonarista defenestrando a vacina da Covid e cobrando a distribuição da vacina contra a dengue.  É muita demagogia!

NOTÍCIAS POR WHATSAPP

Se quiser ler em primeira mão as Colunas do Adriano ou receber notícias do Informe Caçador entre no nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GBwTR7BEFoO7JUO6sx2aIp

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também