Hoje é sábado, 20 de julho de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEducaçãoCâmara de Caçador apoia movimento para instalação da Universidade Federal do Contestado

Câmara de Caçador apoia movimento para instalação da Universidade Federal do Contestado

O documento atende o apelo de um grupo da sociedade que está mobilizando diversos municípios para unir forças nesta reivindicação junto ao Governo Federal

Os vereadores de Caçador aprovaram na noite desta segunda-feira (16) uma Moção de Apelo destinada ao Ministro da Educação, Camilo Santana, para que empreenda esforços visando à criação da Universidade Federal do Contestado (UNIFECON).
O documento atende o apelo de um grupo da sociedade que está mobilizando diversos municípios para unir forças nesta reivindicação junto ao Governo Federal.
Na semana passada, o tema já havia sido abordado na sessão da Câmara, durante espaço da Palavra Livre, pelo líder comunitário Eduardo Nascimento, que apresentou o projeto de iniciativa popular e solicitou apoio da Casa Legislativa.
Na Moção, os vereadores lembram que a região do Contestado tem baixos índices de desenvolvimento humano, conforme estatísticas do IBGE, o que acaba acentuado as desigualdades. Além disso, a construção de uma Universidade Pública Federal seria uma forma de a União e o Estado de Santa Catarina pagarem parte da dívida histórica gerada pelo Genocídio do Contestado, promovido pelo Estado Brasileiro e Catarinense nesta região.
A ideia é de uma Universidade multicampi, abrangendo a região de Lages até o Planalto Norte Catarinense, incluindo Rio Negro, Agudos do Sul e Piên, no Paraná; passando pelo Meio-Oeste Catarinense, chegando ao Vale do Iguaçu em Porto União e União da Vitória, incluindo os munícipios de Paula Freitas e General Carneiro. No outro extremo, atingindo todos os municípios do Vale do Rio do Peixe, como Ipira e Piratuba, chegando a Marcelino Ramos e municípios gaúchos adjacentes.
A proposta para a nova Universidade seria a oferta de cursos nas áreas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia, Teatro e Música, para o fomento e incentivo da pesquisa e extensão voltados ao resgate da cultura cabocla.

Adriano Ribeiro
Adriano Ribeiro
Colunista do Jornal Informe, traz informações sobre os bastidores da política e cotidiano de Caçador e da Grande Florianópolis, em duas colunas semanais publicadas aqui e no www.informefloripa.com. Contatos: (48) 99800-5836 | (48) 3733-6977. E-mail: redacao@jornalinforme.com.br
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img

Leia Também