Hoje é quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Caçador - O melhor da vida é aqui!
InícioEducaçãoRegional Centro Norte da FIESC participará do Torneio SESI de Robótica FLL...
PublicidadeAnuncie no Jornal InformeAnuncie no Jornal Informe

Regional Centro Norte da FIESC participará do Torneio SESI de Robótica FLL em Joinville, dias 10 e 11 de novembro

A Regional Centro Norte da FIESC estará presente no evento, dias 10 e 11 de novembro com a equipe VideBots, composta por alunos do 5° ano do fundamental da Escola SESI de Videira

Regional Centro Norte da FIESC participará do Torneio SESI de Robótica FLL em Joinville, dias 10 e 11 de novembro
A partir desta sexta-feira, dia 10, a Federação das Indústrias (FIESC) promove o Torneio SESI de Robótica FLL na nova escola que funcionará junto ao Moinho Joinville. Além de ser aberto ao público – mediante inscrição, o evento apresenta à comunidade programas educacionais que serão oferecidos na Escola SESI de Referência. Nos dias 10 e 11, equipes da Escola SESI disputam o torneio que vale vaga para a etapa nacional. Já nos dias 13 e 14, o evento recebe equipes de escolas públicas, particulares e times de garagem.
A Regional Centro Norte da FIESC estará presente no evento, dias 10 e 11 de novembro com a equipe VideBots, composta por alunos do 5° ano do fundamental da Escola SESI de Videira. A equipe é composta pelos alunos: Augusto de Meneses Araldi, Igor Scopel, Mateus Zoldan Biavatti, Matheus Nikoseit Zago, Otávio Prim Fortunato e Pedro Cherobin Bilik. Os alunos serão acompanhados pelo professor e técnico Gustavo de Mattos Calliari, pelas supervisoras Miria Rostirola e Jakeline Morelatto, pela orientadora pedagógica Renata Perin dos Santos e pela coordenadora de Educação Básica Silvia Lazzarini.
Os alunos da equipe VideBots estarão participando com um projeto de inovação voltado para a prática do POWER SOCCER (futebol para cadeirantes), onde o produto da equipe será o FutGrid, que consiste em uma grade que se encaixa nas cadeiras de rodas para que os cadeirantes possam aumentar a participação em jogos de futebol. Além do projeto de inovação, a equipe está se preparando com o desafio do robô e a realização das 15 missões que fazem parte desta temporada voltada para a arte e tecnologia.
A entrada é gratuita. Inscrições no site: https://sesisc.org.br/roboticafll

Apresentação da nova escola do SESI
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o evento é uma grande oportunidade de conhecer a nova escola do SESI, que inicia o ano letivo de 2024 com previsão de 1,7 mil estudantes. “Nossa nova escola será um ambiente inovador e dinâmico que se dedica a promover a abordagem STEAM, a educação profissional e, também, o ensino superior. Queremos que a comunidade veja de perto a transformação que vem sendo feita no Moinho Joinville para receber a segunda escola de referência do SESI”, afirma Aguiar.
Por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, frisa.

Primeira edição do SESI Lab Itinerante
A programação inclui diversas atividades gratuitas, como o SESI Lab Itinerante que contará com com dez atrações interativas, uma programação de oficinas maker e cursos para professores. Esta será a primeira edição do projeto desenvolvido com o objetivo de levar a experiência do museu em formato pocket para outros estados do país. O formato é composto por uma exposição autoportante e de fácil adaptação a diferentes espaços. A capacidade de atendimento é de até 2,5 mil pessoas na área de oficinas e uma previsão de receber até 5 mil pessoas na área expositiva.
Ainda nas atividades paralelas, os visitantes poderão participar de oficinas de tecnologia, Mostra Steam, Cine Steam, mini kart, mini fusca e patinetes. Quem for ao evento, vai poder conhecer de perto os bonecos do Homem de Ferro e do personagem de Star Wars, Darth Vader, as maiores peças já impressas em 3D e com inteligência artificial. Darth Vader, por exemplo, tem 2,18 metros de altura e pesa 22,98 kg. A produção em 3D levou 14 dias e foi realizada em oito máquinas, operando 16 horas por dia. No sábado, dia 11, haverá ainda o espetáculo científico Ciência em Show.

Competição vale vaga para o nacional
Enquanto os visitantes conhecem mais do mundo STEAM, que está no DNA da Escola SESI, uma outra turma estará concentrada na realização das missões propostas na temporada Masterpiece do torneio de robótica da FIRST Lego League (FLL). Estudantes das escolas do SESI e de escolas públicas e particulares disputam vagas na etapa nacional.
Nos dias 10 e 11 de novembro, além das disputas da FLL, os alunos participam de seletivas da FIRST Tech Challenge (FTC). Dentro do programa educacional F1 in Schools, as equipes realizam seletivas internas para seguir à disputa regional. Já na FIRST Robotic Competition (FRC), equipes de Blumenau e Joinville estarão demonstrando como funciona a modalidade.

Sobre a Escola SESI de Referência no Moinho Joinville
A nova edificação conta com 24,5 mil metros quadrados de área construída, onde funcionarão os ensinos fundamental e médio, atividades de contraturno e itinerários formativos do novo ensino médio (STEAM e cursos técnicos). A estrutura contempla laboratórios, biblioteca, salas de aulas, auditório e restaurante, ginásio de esportes coberto com duas quadras polivalentes e piscina aquecida. A entrega da obra está prevista para início de 2024.

Informações sobre matrículas podem ser obtidas no link:
https://materiais.sesisc.org.br/escolasesijoinville

Silmara Ribeiro
Silmara Ribeirohttp://www.jornalinforme.com.br
Editora de notícias do Informe Caçador, empresária e mãe.
PublicidadeAnuncie no Jornal Informe
ASSUNTOS RELACIONADOS
Publicidade
Publicidade

Leia Também