A região de Caçador, reconhecida por sua economia diversificada, concentra importantes cadeias produtivas nos setores florestal, agrícola, industrial e tecnológico. A participação dos profissionais e empresas da engenharia, agronomia e geociências é significativa para impulsionar a inovação e a competitividade da região em mercados como da indústria madeireira e do agronegócio. São atividades que geram desenvolvimento e contribuem para a adoção de práticas sustentáveis e inovadoras.
Segundo o diretor regional, Eng. Agr. Flávio Tadeu Carneiro, a interação entre o CREA-SC, entidades de classe e profissionais tem sido essencial para atender às demandas do mercado e fomentar a qualificação técnica. “A Inspetoria, junto com as entidades de classe, tem incentivado os profissionais a participarem de cursos e palestras. Essa proximidade resulta em confiança e parceria entre o CREA e os profissionais”, destacou Flávio.
Com abrangência em oito municípios, incluindo Caçador, Rio das Antas e Santa Cecília, a inspetoria encerrou 2024 com 5.363 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) registadas, distribuídas entre áreas da engenharia civil, elétrica, industrial, segurança do trabalho, engenharia florestal, agronomia e outras. Além disso, a regional conta com 255 empresas e 864 profissionais registrados.
Serviços reforçam eficiência e inovação
Os serviços e inovações têm repercutido positivamente com destaque para a agilidade do atendimento ás demandas profissionais, a exemplo da CAT – Certidão de Acervo Técnico, além de Programas como o InovaCrea, que promove a transformação digital e tecnológica; o CREA Jr-SC, que aproxima estudantes do sistema profissional; e o Programa Mulher, que valoriza a presença feminina nas engenharias e áreas correlatas.
Fiscalização e parcerias fortalecem a atuação local
A fiscalização orientativa traz resultados eficientes, segundo Flávio Carneiro. A troca de informações com órgãos públicos e a aproximação com a administração municipal têm contribuído para identificar irregularidades e incentivar a contratação de profissionais habilitados.
A regional promove ainda parcerias com entidades públicas e privadas para a realização de cursos e palestras voltados ao desenvolvimento técnico dos profissionais, com temas que impactam diretamente o setor produtivo local. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais essas parcerias e atingir um maior número de profissionais, promovendo o crescimento da região”, ressaltou o diretor.